"Portugal e a Grande Guerra" na Biblioteca Municipal

Poster 1 675 2500
28 Outubro 2014

"Portugal e a Grande Guerra" é o título da exposição documental que inaugurou no sábado, 1 de novembro, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

Esta exposição pretende assinalar o centenário do início do conflito mundial e foi desenvolvida por uma equipa de investigação do Instituto de História Contemporânea com o apoio da Biblioteca Nacional de Portugal. Organiza-se em torno de dez núcleos temáticos: Portugal e a Guerra; Guerra e Paz: Diplomacia e Relações Externas; Guerra em África; Guerra na Europa – Flandres; Nas trincheiras; Frente interna; Crise/Questão social; Medicina; Arte e Letras; e Memória, que cruzam bibliografia, documentação e iconografia.

A mostra apresenta ainda um conjunto de apontamentos locais alusivos à I Grande Guerra e exibe um filme inédito da trasladação do soldado desconhecido para o Mosteiro da Batalha.

A iniciativa é uma organização conjunta do Município de Leiria e da Biblioteca Nacional de Portugal, integra o programa local das Comemorações do Centenário da Grande Guerra e estará patente na Galeria da Biblioteca Municipal até 22 de novembro, de segunda a sexta das 9h30 às 20h00 e ao sábado das 14h00 às 20h00.