Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Programa municipal promove competências familiares

Tesouro 1 675 2500
03 Novembro 2014

A Câmara Municipal de Leiria deu início a mais uma ação “Tesouro das Famílias”, que desde 2006 atua junto das famílias do concelho para desenvolver os laços entre pais e filhos e promover uma competência parental ajustada em que os pais são incentivados a estarem atentos ao crescimento das crianças.

 

Tendo começado no passado dia 27 de outubro, este é um programa de intervenção em meio familiar, que pretende essencialmente atuar sobre os diversos fatores de risco e proteção no seio das famílias.

Possui como principais objetivos aumentar os fatores protetores e reduzir o risco no meio familiar, promover a criação de momentos de envolvimento familiar positivos e estreitamento de laços afetivos, desenvolver competências de comunicação familiar ajustadas e consciencializar os pais para a supervisão parental e a atenção do adulto no desenvolvimento da criança.

Direcionado para todas as famílias com crianças entre os 6 e os 12 anos, pode, no entanto, ser adaptado a famílias com crianças em situação de risco ou já institucionalizadas, como é o caso das crianças em acompanhamento pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e pela Segurança Social.

“Tratando-se no essencial de um programa de prevenção primária e de avaliação de anos anteriores, é possível concluir que os aspetos que se evidenciam é a tomada de consciência do funcionamento das dinâmicas familiares, nomeadamente ressaltar os aspetos positivos e os que devem ser objeto de melhoria”, afirmou a vereadora da Ação Social, Ana Valentim.

As sessões funcionam em dois momentos distintos: o grupo de pais e o grupo de crianças trabalham de forma autónoma durante 60 minutos e nos últimos 30 minutos da sessão, pais e filhos realizam atividades e exercícios em conjunto.
O Programa, a decorrer no auditório do Centro Associativo Municipal, com periodicidade bissemanal e com uma duração de 120 minutos, foi equacionado em quinze sessões, agendadas até dezembro de 2015, para um grupo de 18 pais/educadores.

Desde 2006 foram já desenvolvidas dez ações do “Tesouro das Famílias” em diversas freguesias e, em mais do que um formato, procurando ir ao encontro das necessidades sentidas pelas Comissões Sociais de Freguesia, decorrentes dos diagnósticos traçados no âmbito do Programa da Rede Social.

O “Tesouro das Famílias” conta com a colaboração do Centro Distrital de Segurança Social, do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral/ Unidade de Cuidados na Comunidade Arnaldo Sampaio, da Vida Plena - Associação de Solidariedade Social de Leiria e da CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Uma técnica de Serviço Social da Vida Plena, duas educadoras sociais do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, uma psicóloga da Câmara Municipal, duas enfermeiras do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral/Unidade de Cuidados na Comunidade Arnaldo Sampaio e uma psicóloga da CPCJ vão coordenar as diversas sessões que incidirão sobre temas como rotinas/regras e disciplina positiva, gestão comportamental, treino de aptidões pessoais, cidadania e relação família/escola, prevenção da violência/bullying, economia doméstica e alimentação da infância à idade adulta.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title