Embaixadora de Cuba em Portugal recebida hoje em Leiria

Embaixadora cubana 1 675 2500
10 Novembro 2014

Embaixadora de Cuba em Portugal recebida hoje em Leiria

A embaixadora de Cuba, em Portugal, Johana Tablada, foi hoje recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, numa visita de cortesia que a trouxe à nossa cidade.

Durante o encontro, que decorreu nos Paços do Concelho, e em que estiveram presentes vereadores do executivo municipal, entre outros convidados, foi feita uma apresentação do Município de Leiria.

Interessada na importância que Leiria dá à atividade cultural, bem como ao desenvolvimento industrial da região, a embaixadora de Cuba em Portugal mostrou-se empenhada em regressar a Leiria para aprofundar um eventual intercâmbio a estes níveis. Aludiu ao bom relacionamento entre Portugal e Cuba, e às inúmeras possibilidades de colaboração.

Energias alternativas, transformação industrial, nomeadamente ao nível dos móveis e embalagens, construção e material farmacêutico são pontos chave, relativamente aos quais o intercâmbio entre os dois países pode ser vantajoso.

Também, o facto de Cuba ser uma porta de passagem no âmbito das rotas comerciais com a América Latina é uma mais-valia segundo a embaixadora, que referiu ainda que o seu país se está a abrir ao investimento estrangeiro, mantendo no entanto a sua identidade “as relações dos países são boas para benefício mútuo”.

Raul Castro referiu que no mundo global em que vivemos o reforço das relações culturais e económicas entre os povos é essencial.
Neste contexto, o presidente da autarquia deu a conhecer a Johana Tablada o excelente intercâmbio que o Instituto Politécnico de Leiria efetua com alunos estrangeiros, nomeadamente a nível das engenharias, cuja saída profissional está, por norma assegurada, devido à qualidade da formação.