Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Câmara reforça atendimento a pessoas com deficiência

Assinatura 1 675 2500
17 Novembro 2014

Os presidentes da Câmara Municipal de Leiria e do Instituto Nacional para a Reabilitação assinaram hoje um protocolo que tem como objetivo assegurar um atendimento de qualidade às pessoas com deficiências ou incapacidade, bem como o apoio às respetivas famílias.

“O protocolo que hoje celebramos com o Instituto Nacional para a Reabilitação é especial porque permite à autarquia combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência/ incapacidade na sociedade portuguesa, diminuindo o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas”, afirmou Raul Castro, esta segunda-feira, durante a assinatura de protocolo com o Instituto Nacional para a Reabilitação”.

Durante a cerimónia que contou com a presença de representantes de diversas entidades e vereadores do município leiriense, Raul Castro destacou o facto de o Conselho Local de Ação Social ter já definido esta área de intervenção como prioritária.
“Hoje manifestamos a nossa intenção de passar das palavras aos atos, numa postura inclusiva e de respeito pela diferença e reforço da dignidade de toda a população”, frisou o autarca.

O Presidente do INR, José Manuel Serôdio, destacou o facto de este ser o 48º serviço de Informação e Mediação implementado a nível nacional.
“Sem acesso à informação e liberdade de movimentos, os direitos das pessoas com deficiência ficam imediatamente restringidos”, recordou José Manuel Serôdio, referindo ainda que “o direito à informação deve estar assegurado para todos os cidadãos”.

Seguiu-se a apresentação do Serviço de Informação e Mediação para a Pessoa com Deficiência (SIM-PD), por Fátima Alves do INR, e um momento artístico protagonizado pela associação “Os Malmequeres” com sombras chinesas.

Os SIM-PD são serviços do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P que, em parceria com as câmaras municipais, asseguram nas respetivas comunidades um atendimento de qualidade às pessoas com deficiências ou incapacidade.

Com a assinatura deste protocolo pretende-se um atendimento qualificado dos munícipes com deficiência e suas famílias, bem como dos técnicos de reabilitação e instituições que desenvolvam qualquer tipo de atividade neste domínio (prevenção, habilitação, reabilitação e integração), assegurando-lhes uma informação acessível e integrada sobre os direitos, benefícios e recursos existentes para a resolução dos problemas colocados.

O INR irá facultar formação específica aos técnicos da divisão de desenvolvimento social da autarquia que irão integrar a equipa do SIM-PD.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title