Estradas de Portugal apresenta na Câmara de Leiria soluções para o IC2

Ic2 1 675 2500
21 Novembro 2014

Esta quarta-feira decorreu uma reunião entre a Câmara de Leiria e a Estrada de Portugal (EP), juntas de freguesia atravessadas pelo IC2 e GNR, tendo sido apresentado a proposta de projeto de requalificação daquela via pela EP, que contempla algumas soluções para o troço no concelho de Leiria como:

- Construção de rotundas em cruzamentos críticos.
- Implementação de Separador Central em troços mais críticos
- Implementação de Balizadores em grande extensão da via.
- Reabilitação de pavimento e respetiva sinalização.

Estas soluções mereceram a concordância de todos os intervenientes.

Contudo, foram solicitadas algumas alterações/retificações, onde a EP se disponibilizou a estudar e a apresentar numa próxima reunião, onde também irá apresentar o projeto já com maior detalhe, prevista para a primeira quinzena de Dezembro.

O vereador responsável pelo trânsito e pelas obras municipais, Lino Pereira, questionou os prazos previstos para iniciar os trabalhos de requalificação da EN1/IC2, tendo os responsáveis da EP informado que o projeto será dividido em duas fases.

É intenção da EP que o concurso para execução da obra (primeira fase) seja ainda lançado este ano, com o objetivo de serem executados os trabalhos no primeiro trimestre de 2015, tal como colocação de alguns separadores, tratamento de pavimento e colocação de balizadores .

A segunda fase está prevista com a conclusão do projeto, e está previsto o início dos trabalhos no segundo semestre de 2015.

Por fim, o vereador Lino Pereira frisou o bom entendimento entre todas as partes presentes, expressando uma vez mais total disponibilidade e colaboração por parte da autarquia no acompanhamento do processo de requalificação da EN1/IC2, para assim garantir a melhoria da segurança rodoviária para todos os utentes da via.