Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Câmara lança concurso escolar para reduzir consumos de água e eletricidade

Sustentabilidade ambiental logo 1 675 2500
24 Novembro 2014

A Câmara de Leiria vai lançar um projeto/concurso às escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e jardins de infância, cujo desafio consiste na redução dos consumos de água e eletricidade em 2015.

Em 2013, gastaram-se 48.715,46 euros no consumo de água nos edifícios escolares e 387.611 euros apenas em eletricidade nas escolas do 1.º ciclo e jardins de infância do concelho. Valores que o município quer contrariar numa perspetiva económica e ambiental.

As reduções em 15, 20 e 25% serão alvo de uma compensação de 500, 750 e 1000 euros, respetivamente, em material didático aos agrupamentos que atingirem as metas de poupança.

A ação insere-se num programa mais alargado intitulado de “Sustentabilidade Ambiental nas Escolas” e será marcada por um roteiro protagonizado pela vereadora da Educação, Anabela Graça, sendo que em cada visita às escolas será distribuído material informativo.

“O programa de sustentabilidade aponta várias estratégias de educação para a cidadania, incentivando crianças e jovens à adoção de atitudes tendentes a melhorar a qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável nas suas diferentes dimensões”, sublinha a autarca.

Ações como o Programa Eco-Escolas, “O Cano é que paga”, “Roteiro do Ambiente”, saídas de campo promovidas pelo Centro de Interpretação Ambiental, “Cria e Reutiliza, exposições - uma delas itinerante -, bem como a oficina “Do Almofariz à Tela” integram o Programa Sustentabilidade Ambiental nas Escolas.

O município de Leiria conta com as parcerias dos SMAS – que serão responsáveis pela formação a professores -, SIMLIS, Valorlis, Oikos, Quercus e Enerdura.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete