João Tordo na Biblioteca Municipal de Leiria no dia 13 de dezembro

Jo o tordo   c pia 1 675 2500
04 Dezembro 2014

O vencedor do Prémio Jovens Criadores na categoria de Literatura, em 2001, Prémio Literário José Saramago, em 2008 e Man of the Year, na categoria Literatura, em 2014, pela revista "GQ, João Tordo, marcará presença na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, no dia 13 de dezembro, pelas 16h30.

João Tordo vem apresentar o seu último livro “Biografia Involuntária dos Amantes, cuja narrativa tem lugar numa estrada adormecida da Galiza, onde dois homens atropelam um javali.

A visão do animal morto na estrada levará um deles, Saldaña Paris, um jovem poeta mexicano de olhos azuis inquietos a puxar o primeiro fio do novelo da sua vida. Instigado pelas confissões desconjuntadas do poeta, o seu companheiro de viagem, um professor universitário divorciado, irá tentar descobrir o que está por detrás da persistente melancolia de Saldaña Paris.

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Licenciou-se em Filosofia e estudou em Londres e Nova Iorque. Em 2001, venceu o Prémio Jovens Criadores na categoria de Literatura. Publicou os romances "O Livro dos Homens sem Luz" (2004); "Hotel Memória" (2007); "As Três Vidas" (2008) que recebeu o Prémio Literário José Saramago e cuja edição brasileira foi, em 2011, finalista do Prémio Portugal Telecom; "O Bom Inverno" (2010), finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores e do Prémio Literário Fernando Namora e cuja tradução francesa integrou as obras selecionadas para a 6.ª edição do Prémio Literário Europeu; "Anatomia dos Mártires" (2011) foi finalista do Prémio Literário Fernando Namora; "O Ano Sabático" (2013) e "Biografia Involuntária dos Amantes" (2014).

Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Alemanha, Itália, Brasil, Croácia e Sérvia.