Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Leiria promove apresentação Pública no âmbito do projeto Rotas de Sefarad

Ig misericordia 1 675 2500
12 Dezembro 2014

Na segunda-feira, dia 15 de dezembro, a Câmara Municipal de Leiria apresenta publicamente, pelas 14h30, no Centro Cívico, a ação âncora do Projeto Rotas de Sefarad em Leiria, a qual contará com a presença do embaixador da Noruega em Portugal, Ove Thorsheim.

A instalação de um Centro de Diálogo Interculturas na antiga Igreja da Misericórdia (templo que foi construído em 1544 sobre a Sinagoga da comunidade judaica de Leiria que ali existia antes) será a ação âncora com a qual o Município de Leiria pretende promover a valorização dos traços da cultura judaica aliados à sua história. Este é um dos 12 projetos âncora, entre os 25 que integram as Rotas Sefarad, considerado “vital” para o sucesso da Rede de Judiarias de Portugal.

Na sessão de apresentação pública deste projeto participam, além de Ove Thorstheim, o fundador da Rede de Judiarias de Portugal, Jorge Patrão, a diretora Regional da Cultura do Centro, Celeste Amaro, o Presidente da Direção do Orfeão de Leiria, Acácio de Sousa e, Raul Castro, Presidente do Município de Leiria.

Para promover alguns traços da cultura Judaica aliados à história de Leiria, pretende-se também, em 2015, em parceria com o Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes e a Rede de Judiarias, apresentar um ciclo de Concertos de Música Judaica na Judiaria de Leiria.

O Município de Leiria integra o Projeto Rotas de Sefarad “Valorização da identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas, financiado pelo Espaço Económico Europeu (EEA) através do qual a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein financiam diversas áreas prioritárias da ação junto dos países beneficiários do Fundo de Coesão da União Europeia.

Constituídas com o objetivo de valorizar a identidade judaica portuguesa no diálogo intercultural, as Rotas de Sefarad integram, no caso de Leiria, a perspetiva da confluência de culturas com a revitalização das memórias judaica e cristã.

A recriação da tipografia da família Orta, onde foi impressa pela primeira vez em Portugal uma obra de carácter científico, o “Almanach Perpetuum”, ou tabelas astronómicas, de Abraão Zacuto, assim como a memória da própria Santa Casa da Misericórdia, representam a base do projeto.

Programa:
• Momento Musical pelo Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes
• Abertura da Sessão – Celeste Amaro (Diretora Regional da Cultura do Centro)
• Apresentação do Ciclo de Concertos de Música Judaica na Judiaria de Leiria – Acácio de Sousa (Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes)
• Apresentação da Ação - Centro Intercultural de Leiria - Jorge Patrão (Rede de Judiarias de Portugal)
• Apresentação do Programa EEA Grants – Ove Thorsheim (Embaixador da Noruega)
• Encerramento da Sessão – Raul Castro (Presidente da Câmara Municipal de Leiria)

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete