Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Centro de Diálogo Interculturas de Leiria divulga raízes judaicas

Judiaria 1 675 2500
16 Dezembro 2014


Centro de Diálogo Interculturas vai nascer na Igreja da Misericórdia de Leiria e integra a recriação de uma das três primeiras tipografias do país.

Teve lugar esta segunda-feira, no centro Cívico de Leiria, a apresentação pública da ação âncora do projeto Rotas de Sefarad em Leiria - a instalação de um Centro de Diálogo Interculturas na antiga Igreja da Misericórdia.

Nesta iniciativa que contou com a presença do primeiro secretário do Embaixador da Noruega em Portugal, Bent Bakken, do fundador da Rede de Judiarias de Portugal, Jorge Patrão, da diretora Regional da Cultura do Centro, Celeste Amaro, do Presidente da Direção do Orfeão de Leiria, Acácio de Sousa e, Gonçalo Lopes, Vice-Presidente do Município de Leiria, estiveram ainda presentes convidados, em representação de diversas entidades.

"A recriação da tipografia da família Orta, onde foi impressa, pela primeira vez em Portugal, uma obra de caráter científico, o 'Almanach Perpetuum', ou as tabelas astronómicas, de Abraão Zacuto, assim como a memória da própria Santa Casa da Misericórdia, são a base deste Centro de Diálogo Interculturas", afirmou o vice- Presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes.

"Este Centro de Diálogo Interculturas, pensado conjuntamente pelo município e pela Santa Casa da Misericórdia, só é viável graças ao financiamento dado pelo Espaço Económico Europeu, através da Noruega, Islândia e Liechtenstein", declarou, agradecendo o apoio a todos, na pessoa do 1.º secretário da Embaixada da Noruega em Portugal, presente na sessão.
Segundo Gonçalo Lopes, as obras de reabilitação têm um apoio de 250 mil euros, mas o valor da execução será superior, referindo ainda que o contrato de cedência por 15 anos da Igreja da Misericórdia, foi assinado a semana passada entre o Município e a Santa casa da Misericórdia, pelo que “Estamos numa fase de orçamentação e a nossa perspetiva é arrancar em 2015”.
Para Jorge Patrão “Portugal está a conseguir dar um exemplo ao mundo em termos de fomento inter-religioso e diálogo intercultural”, lembrando ainda nomes de vultos de Leiria, como os do cristão-novo, Francisco Rodrigues Lobo, e do Padre Joaquim Carreira, que durante a segunda Guerra Mundial salvou dezenas de pessoas de origem hebraica.
Apesar de alguma preocupação demonstrada quanto aos prazos definidos para terminar esta obra, Celeste Amaro referiu que “Este é um projeto que nos tem apaixonado a todos” e que desta forma, os mais novos ficarão a conhecer a influência judaica na região, que faz parte da história de Leiria e do país.
Do Projeto das Rotas Sefard de Leiria faz ainda parte um Ciclo de Concertos de Música Judaica, a realizar pelo Orfeão de Leiria, durante o primeiro semestre de 2015 e que nesta sessão foi apresentado por Acácio de Sousa.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete