"II Fórum Melhorar a Escola" debateu importância do recreio escolar

Forum 1 675 2500
23 Dezembro 2014

"II Fórum Melhorar a Escola" debateu importância do recreio escolar

Cerca de 120 assistentes operacionais a exercer funções nos jardins de infâncias e escolas do 1.º ciclo do concelho, participaram no "II Fórum Melhorar a Escola – A importância do recreio escolar", organizado pelo Município de Leiria a 19 de dezembro, no auditório do Estádio Municipal de Leiria.
Esta ação de formação, integrada no Projeto Educativo Municipal, contou com a presença da psicóloga escolar Martina Konigstedt que interveio sobre a temática “O recreio: um novo olhar sobre um velho espaço”. Promovendo uma reflexão conjunta sobre o papel do assistente operacional para o bom funcionamento do recreio, sensibilizou os participantes para a importância deste espaço no processo de desenvolvimento integral das crianças, apresentando ainda alguns caminhos para melhorar e dinamizar o recreio bem como, formas de promover a mudança na escola naquele domínio.
Na segunda parte da sessão, o psicólogo clínico Paulo Costa salientou a importância dos afetos, do sonho, da imaturidade, consciencializando os participantes de que todas as crianças são diferentes e, por essa razão, requerem atitudes também elas distintas. Terminou com uma reflexão sobre os diferentes perfis dos assistentes operacionais: indiferente, permissivo, autoritário e assertivo. Concluiu-se a necessidade de se adequar os comportamentos às situações e às crianças, de uma forma diferenciado, de modo a impor regras e limites sendo, simultaneamente afetuoso.
A vereadora da Educação, Anabela Graça, evidenciou a importância de se intervir em todas as dimensões da escola, valorizando o recreio como espaço inclusivo onde se estabelecem entre as crianças, um conjunto de relações determinantes nas interações sociais positivas, para além de possibilitar a aprendizagem de valores essenciais na relação com os outros, como sejam a amizade, o respeito pela diferença e a lealdade.