Câmara anuncia mais de 600 eventos de animação em 2014

A Câmara de Leiria apresentou hoje uma lista de eventos culturais no museu Moinho do Papel, com a presença do presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.

Os eventos de animação previstos para Leiria em 2014 vão aumentar a oferta cultural e reforçar a capacidade de atração turística de uma cidade que oferece à população e aos visitantes um vasto e ambicioso programa dedicado a todas as idades.

Mais de meio milhar de eventos previstos para 2014, entre projetos culturais que incluem recriações históricas, percursos dedicados ao património edificado e natural, rotas literárias, um ambicioso programa dedicado a Eça de Queiroz, um encontro histórico com viaturas clássicas oriundas de todo o país e uma corrida, a Color Run, que promete explosões de cor nas ruas de Leiria, são algumas das iniciativas.

A tarefa de escolher entre os 625 eventos previstos para este ano não é fácil, sobretudo quando estas nem sequer incluem a programação do Teatro José Lúcio da Silva e Teatro Miguel Franco.

Importa, por isso, antes de mais, destacar os mais recentes projetos, a partir dos quais se pretende dar mais vida ao concelho e envolver os agentes culturais e económicos de Leiria, que provam em quantidade e qualidade a sua vitalidade.

A exposição e passeio de veículos históricos que vão "estacionar" no estádio é outra das iniciativas e que promete, no caso, ações complementares à essência do evento.

A viagem ao passado é uma das imagens de marca que deixa a sua impressão digital no conjunto de eventos. A recriação histórica  de "Leiria no final do século XIX", com a participação de mais de um milhar de figurantes, inclui um baile queiroziano e envolve a restauração, ranchos folclóricos, bem como animação teatral.

O festival "Entremuralhas", um festival de música no castelo que transforma Leiria, durante o verão, na capital gótica nacional, os "Bailes de Verão" no Jardim Luís de Camões e as comemorações do Dia Mundial da Música vão pautar outros dos investimentos estratégicos na cidade, que este ano já teve um primeiro "ensaio", bastante concorrido, com a realização dos Concertos Queirozianos.

O Eça 2014, um projeto que a autarquia já lançou no início de este ano, chama a si o estatuto de programa cultural e literário de excelência que integra uma galeria de arte urbana,os concertos já referidos, a Rota do Crime do Padre Amaro e Teatro de Rua, mas também uma semana gastronómica que será "cozinhada" a partir de pratos que emergem da obra do escritor português que foi administrador do concelho de Leiria.

A feira gastronómica, de resto, está agendada já para março, pelo que se aconselha a maior brevidade na reserva de um lugar à mesa.

Contudo, é impossível falar de rotas e percursos e  e não mencionar, para além da Rota do Crime do Padre Amaro, a Rota dos Escritores em Leiria e dos Percursos Visite Leiria, disponíveis entre janeiro e dezembro de 2014.

A promoção da Feira de Maio, um ícone na lista de festividades do concelho, bem como colocar no calendário dos foliões a Passagem de Ano em Leiria são dois outros objetivos propostos para este ano.