“Resurgências”: Escultura de Jorge Francisco no edifício Banco de Portugal

Ressurg ncias 1 675 2500
13 Janeiro 2015

A exposição de escultura “Ressurgências” de Jorge Francisco, inaugurada no edifício Banco de Portugal no sábado, dia 17 de janeiro, estará patente ao público até dia 27 de fevereiro.

A entrada é livre e a exposição pode ser visitada diariamente das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Aos sábados a exposição está aberta entre as 14h00 e as 18h00.

“Nada mais frágil que o equilíbrio dos lugares belos” refere o autor da exposição, para quem “a natureza tal como a arte, tem dois lados opostos, mas complementares”.

Jorge Francisco defende que, “de acordo com esse princípio, cada pessoa, objeto ou pensamento tem um complemento de que depende para sua existência, resultando que não existe nada na forma pura, nem em silêncio absoluto, mas sim numa transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como o seu oposto quando vista de outra perspetiva”, acrescenta.

“Ao anular a estaticidade na obra, criando oposições e contrastes constantes, dualidades em oposição, que interagem para um equilíbrio dinâmico, o autor pode contribuir pois, neste pensamento, para o surgimento da arte. O desequilíbrio é apenas circunstancial, porque quando um se afirma em excesso, o outro fica em si próprio em contenção, numa nova transformação, a qual poderá levar ao ‘BELO’ ”, explica o autor.