Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Leiria e Tokushima lançam selo que comemora 45 anos de geminação



Leiria recebe uma delegação representativa da cidade irmã de Tokushima (Japão) para as comemorações dos 45 anos de geminação entre as duas cidades que decorrem durante o mês de março.

Para assinalar o aniversário com aquela que é a mais antiga das cidades geminadas com Leiria (5 de setembro de 1969), realizam-se diversas iniciativas, entre as quais o lançamento de uma edição filatélica.

O Embaixador do Japão em Portugal, Hiroshi Azuma, marca presença, dia 07 de março, na inauguração de duas exposições que assinalam o evento, nomeadamente "Cores da Amizade" que inaugura às 16 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, e "Exposição Filatélica de Classe Aberta Sobre o Japão", de Asdrúbal Magalhães, a partir das 18 horas, no Teatro José Lúcio da Silva.

"Cores da Amizade", organizada pela Câmara Municipal de Leiria e pela Universidade de Tokushima, está patente ao público até dia 31 de março. Baseia-se num conjunto de trabalhos realizados por alunos de diferentes estabelecimentos escolares de Tokushima, entre os quais o Liceu Kamona e a universidade, pretendendo ilustrar as muitas formas de representar a amizade e as suas múltiplas facetas.

A "Exposição Filatélica de Classe Aberta Sobre o Japão", de Asdrúbal Magalhães, é consagrada à história do Japão e pode ser visitada até dia 28 de março.

Geminação Leiria/Tokushima com direito a selo

A Câmara Municipal de Leiria comemora ainda esta efeméride, através da aquisição aos CTT – Correios de Portugal, de uma série de selos alusiva à ocasião, com cinco temas, dois deles alusivos à cidade de Leiria e à cidade de Tokushima, outro ilustrativo da dança Awa Odori tradicional de Tokushima e um último evocativo de Wenceslau de Moraes, figura mítica nesta cidade japonesa.

A apresentação destes selos realiza-se no dia da inauguração da "Exposição Filatélica de Classe Aberta Sobre o Japão", de Asdrúbal Magalhães.

Esta edição filatélica destina-se sobretudo a promover a oferta institucional dos selos emitidos mas também pode ser adquirida por colecionadores pelo valor de 1 euro (a unidade).

Geminada com a Escola Primária de Shinmachi (Tokushima), a EB1 e Jardim de Infância da Cruz da Areia, aproveita a presença em Leiria da comitiva de Tokushima para promover no dia 6 de março ateliês de origami, contos tradicionais e atividades musicais.

Para encerrar as comemorações dos 45 anos da Geminação, os coros infantis de Tokushima e do Jardim-Escola João de Deus atuam em conjunto no Teatro José Lúcio da Silva, no dia 30 de março, às 16 horas.

Leiria, 06 de março de 2014

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete