Município de Leiria homenageia Investigadora Alda Sales Gonçalves

Alda sales 1 675 2500
22 Janeiro 2015

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, é palco no sábado, dia 24 de janeiro, às 16 horas, de uma sessão de homenagem à Investigadora Alda Sales Gonçalves, promovida pela Câmara Municipal de Leiria em parceria com a editora Folheto.

Esta sessão incluirá a apresentação do mais recente livro da Investigadora, “Os Leiríadas”, estando a apresentação a cargo do Professor Doutor Saul Gomes. Este livro apresenta um conjunto de poemas e imagens alusivas a figuras de Leiria que a autora quis homenagear.

Alda Sales Machado Gonçalves, continua, aos 88 anos, a escrever sobre a realidade identitária do nosso concelho, fazendo pontes entre pesquisas e relatos, partindo da sua hábil experiência de arquivista municipal.

Biografia

Alda Sales Machado Gonçalves nasceu no Sítio da Nazaré, em 1926, tendo frequentado o antigo Liceu Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, a partir 1938, onde fez o 2.º Ciclo (6.º ano). Estudou também no Colégio Nossa Senhora de Fátima e no Externato D. Dinis (7.º ano – curso complementar de Letras).

Exerceu funções na Câmara Municipal de Leiria desde 1949 até 1996, ano em que se aposentou, no Arquivo Municipal.

Foi distinguida com o Galardão Municipal da Câmara Municipal de Leiria em 1994 e contemplada com a Medalha de Prata do Mérito de Serviços Relevantes pela mesma Câmara em 1996, entre outras distinções.

Está representada na I Antologia de Poetas Lusófonos. Vários dos seus poemas estão musicados, e um deles – “A Balada do Lis” – foi escolhido para Indicativo do Grupo Coral das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria, tendo também sido gravado em disco pela Public – Art, Editora, em “Os Melhores Coros Amadores da Região Centro”.

Foi no seu poema “A Lenda de Segovim” que o conceituado escultor Fernando Marques se inspirou para desenhar o painel de 24 azulejos, intitulado “Cego Vim d'Amor”, que se encontra na sede da Junta de Freguesia de Amor.