Número de voluntários em Leiria mais do que duplicou num só ano

Voluntariado 1 675 2500
23 Janeiro 2015

O número de participantes no Banco Local de Voluntariado de Leiria (BLVL) mais do que duplicou no último ano.

Entre 2008 e 2013 encontravam-se inscritos 106 voluntários. Este número é atualmente de 215 voluntários, denotando-se que a cidadania ativa e responsável passou a ser um dado presente no quotidiano de muitos cidadãos.

“O BLVL é um programa que tem vindo a manifestar uma crescente recetividade, principalmente nas camadas mais jovens, ao permitir o exercício de uma cidadania ativa no desenvolvimento de ações de solidariedade social”, explica a vereadora da Câmara de Leiria responsável pelo Desenvolvimento Social, Ana Valentim.

De resto, o programa estendeu recentemente fronteiras ao acolher a candidatura de cinco jovens de nacionalidade chinesa que estão a estudar no Instituto Politécnico de Leiria, que falam fluentemente português e encontram-se motivados para desenvolverem ações de âmbito social e desportivo.

A divulgação do BLVL durante o ano de 2014 foi efetuada junto das entidades que possam constituir-se como organizações promotoras de programas de voluntariado, quer junto de cidadãos que pretendem assumir um compromisso no desenvolvimento de ações de cariz social.

A dinâmica do BLVL, que nasceu em 2008, resulta da adesão de 19 organizações promotoras de Programas de Voluntariado, traduzindo-se em 27 Planos.