Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Alda Sales Gonçalves dá nome a Praceta no Centro Histórico de Leiria

Alda sales 1 1 675 2500
27 Janeiro 2015


Numa cerimónia de tributo à Investigadora Alda Sales Gonçalves (88 anos), foi inaugurado no passado sábado, dia 24 de janeiro, o topónimo com o seu nome, na praceta entre as ruas Pedro Nunes e Tenente Aragão, junto ao Arquivo Distrital de Leiria.

Foi com total surpresa e muita emoção que a homenageada agradeceu aos inúmeros presentes no local, esta distinção de grande significado pessoal.
Esta homenagem foi promovida pela Câmara Municipal de Leiria, como forma de agradecer o trabalho de investigação e produção literária da autora, principalmente sobre as questões do património material e imaterial, com destaque para a heráldica, ao longo de três dezenas de anos.

Após aquela inauguração e já na sala polivalente da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, decorreu a apresentação do mais recente livro de Alda Sales Gonçalves, “Os Leiríadas” (Folheto Edições), a cargo do Professor Doutor Saul Gomes, que partilhou com os presentes a sua ligação profissional e de amizade e estima à investigadora.

Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, enalteceu o seu trabalho como arquivista na Autarquia, num período de quase 50 anos, tendo referido que é “o mais longo que conheço na administração local”, bem como esta faceta de investigadora, de grande relevância para a nossa identidade como comunidade e para as gerações vindouras.

“Os Leiríadas” é composto por um conjunto de poemas e imagens alusivas a figuras de Leiria que a autora quis homenagear, tendo esgotado de imediato a primeira edição.

O Autarca, em nome do Município, ofereceu ainda a Alda Sales Gonçalves uma lembrança comemorativa dos seus 30 anos dedicados à investigação.

Foram vários os presentes que quiseram deixar o seu testemunho público de amizade e agradecimento à autora: Carlos Fernandes, editor dos "Cadernos de Estudos Leirienses", Vitor Gonçalves, que no passado foi Vice-Presidente da Autarquia, António Moreira de Figueiredo, técnico da Autarquia e maestro do Coro das Obras Sociais da Câmara Municipal, Acácio de Sousa, presidente da Direção do Orfeão de Leiria e antigo diretor do Arquivo Distrital de Leiria, entre outros.

Houve lugar ainda à declamação de poesia de Alexandre O'Neil, por José Vaz.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title