Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Biblioteca de Leiria regista recorde de leitores e utilizadores

Biblioteca 1 1 675 2500
27 Janeiro 2015


A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, registou em 2014 um novo recorde de procura, ganhando, em média, mais de 54 utilizadores por dia e mais de meio milhar de leitores num só ano.

A biblioteca passou dos 76.230 para os 96.901 utilizadores entre 2013 e 2014, o que representa um acréscimo de mais de 20 mil utentes daquele espaço.
No mesmo período, a biblioteca municipal de Leiria conquistou mais 570 leitores, passando dos 9.500 para os 10.070.

Mais empréstimos, mais crianças, mais adultos, mais idosos

No âmbito dos seus projetos de promoção e animação à leitura, destaque para a “Bebeteca Cantinho do Embalo”, com a participação de 258 bebés e 256 adultos, num total de 26 sessões.

A “Hora do Conto” que visa desenvolver competências de leitura e literacia nas crianças, teve 60 sessões, que envolveram 31 instituições, num total de 765 crianças.

Para o público sénior a iniciativa “Histórias de Fio a Pavio” realizou-se por 24 vezes, envolvendo 593 idosos dos Centros de Dia e Lares, na Biblioteca e naquelas instituições.

A Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria continuou a receber o “Conta-nos Histórias”, tendo as técnicas da biblioteca realizado 26 sessões da “Hora do Conto” para 141 crianças, que também requisitaram 174 livros.

Nas visitas à Biblioteca e à Sala Afonso Lopes Vieira participaram cerca de 800 visitantes, repartidos por 52 sessões.

O número de empréstimos domiciliários foi de 20.167 livros, filmes ou suportes de música.

A Biblioteca de Praia, que decorreu durante os meses de Julho e Agosto na Praia do Pedrógão, registou 3.100 empréstimos de livros.
A BMALV é um espaço de conhecimento e de participação construtiva de uma cidadania ativa, dirigido à comunidade leiriense em geral, e os utentes da Biblioteca em particular, proporcionando o acesso às principais obras produzidas, de carácter literário, científico e de lazer.

Dezenas de escritores na casa da leitura

Em 2014 a BMALV recebeu a presença de 22 escritores, como foram os casos de Joaquim Vieira, Maria João Lopo de Carvalho, Alice Vieira, Jaime Nogueira Pinto, Gonçalo M. Tavares, José Tolentino Mendonça, Isabel Alçada, Ana Maria Magalhães, Cristina Valente, Isabel Ricardo, Laborinho Lúcio, João Tordo, Paulo Kellerman, José Monteiro, Paulo José Costa, Raquel Ochoa, António Mega Ferreira, Carla Sá, Sofia Lisboa, André Pereira, Fernando José Rodrigues, Helena Antunes, entre outros.

No âmbito das exposições, no total de onze, o destaque vai para o escultor Abílio Febra que apresentou o “Desassossego das Pedras”, o pintor José Varatojo, com “Figuras da História de Portugal e não só…”, a exposição sobre o Pinhal de Leiria e a exposição comemorativa da Primeira Guerra Mundial, em colaboração com a Biblioteca Nacional de Portugal.

É de realçar ainda a Feira do Livro de Leiria, que se realizou pela primeira vez na Biblioteca Municipal, em junho, com muitas apresentações de livros, música, dança, poesia, gastronomia e com muito público.

Para ocupar os tempos livres das crianças no verão, a BMALV criou o programa de ocupação de tempos livres “Férias Divertidas” para 40 crianças carenciadas, possibilitando-lhes diversas experiências e aprendizagens.

O VII Encontro da Rede de Bibliotecas Escolares foi organizado pela BMALV em parceria com a Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares de Leiria e o Instituto Politécnico de Leiria, em novembro, e constitui um espaço de reflexão sobre boas práticas na promoção do livro e da leitura.

Na época natalícia as ruas de Leiria estiveram mais atraentes em virtude das esculturas de rua do “Incentiv' Arte”, realizadas pelos alunos das escolas, a partir de materiais reciclados.

Terminou no dia 22 de dezembro “O Natal no País dos Livros”, que trouxe à Biblioteca 1.700 crianças, que puderam assistir a uma encenação de uma história, num cenário natalício.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title