Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

“Museu Ativo” leva séniores das 18 freguesias a conhecerem Moinho do Papel e Agromuseu

Moinho do papel 1 675 2500
28 Janeiro 2015

“Museu Ativo” é o programa com o qual a Câmara Municipal de Leiria pretende desafiar os “jovens” com mais de 55 anos, das freguesias do concelho de Leiria, a visitarem o Agromuseu Municipal Dona Julinha e o Moinho do Papel, assumindo-se como ‘embaixadores’ destes espaços culturais junto de gerações mais novas.

“Proporcionar à população sénior do concelho estas visitas é uma forma de dar a conhecer e apreciar os equipamentos culturais do município, bem como sair das mesmas como ‘embaixadores’ na divulgação da sua experiência junto dos filhos, netos e amigos”, explica o vereador da cultura, Gonçalo Lopes.

O “Museu Ativo” oferece 31 dias de visitas guiadas aos dois museus. Semanalmente, às terças-feiras, de março a novembro, com interrupção no mês de agosto, as visitas, que são gratuitas, têm lugar entre as 14 e as 18 horas e a deslocação é efetuada num autocarro disponibilizado pela autarquia, que sairá do Moinho do Papel, ou do Agomuseu, consoante a proximidade da freguesia de partida.

Coordenadas entre a Câmara e as freguesias, as primeiras 18 visitas estão já programadas, ficando as restantes em aberto, podendo ser reservadas pelas freguesias a qualquer momento e aceites por ordem de chegada.

Por visita podem inscrever-se entre 20 e 35 participantes. No Agromuseu os visitantes são convidados a degustar um chá de ervas medicinais e no Moinho do Papel a provar o pão produzido artesanalmente.

Para o presidente da Freguesia de Bajouca, Hilário Estrada, e para o presidente da Freguesia da Bidoeira, Jorge Crespo, estas visitas permitem àqueles que vivem nos meios urbanos conhecerem, no caso do Agromuseu, a vida do meio rural, e ficarem agradavelmente surpreendidos com a visita.

Após uma visita em que participaram presidentes das juntas de freguesia do concelho, os autarcas sublinharam que para aqueles que vivem nas aldeias, esta é uma oportunidade para relembrar e reviver o que foi o seu dia-a-dia e o dos seus pais, há algumas décadas.

“É um desperdício todos nós, leirienses, não conhecermos os espaços culturais que temos”, acrescentou Hilário Estrada.

No final das visitas será ainda oferecida pelo município uma fotografia a cada um dos visitantes.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title