Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Exposição internacional em Leiria alerta para perigos da poluição marinha

Marlisco 1 675 2500
29 Janeiro 2015


Marlisco "Lixo marinho: um problema global" é a exposição internacional, que está patente ao público no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), em Leiria, e que tem como objetivo alertar a sociedade sobre a verdadeira dimensão do problema do lixo marinho.

O que é o lixo marinho, de onde vem, como afeta o meio-ambiente e o Homem e quais as medidas que podemos adotar para combater este problema são as questões abordadas nesta exposição que está no CIA até 28 de fevereiro.

Em Leiria a exposição é organizada pela Câmara Municipal e pelo Projeto Marlisco e a entrada é gratuita. As visitas podem realizar-se de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Para mais informações os interessados poderão contactar o CIA através do telefone 244 845 651, ou do email cia@cm-leiria.pt

Com carácter internacional a exposição Marlisco, "Lixo marinho: um problema global" é desenvolvida no âmbito do projeto europeu MARLISCO, pelo que para além de Portugal será também exibida no Reino Unido, Irlanda, França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Itália, Grécia, Chipre, Turquia, Dinamarca, Roménia, Eslovénia e Bulgária.
Em Portugal, a exposição foi inaugurada em novembro de 2013, em Setúbal, e até ao fim do projeto, em Maio de 2015, irá percorrer vários pontos do país, incluindo os arquipélagos dos Açores e Madeira.

O Projeto Marlisco

O projeto Marlisco (Marine Litter in European Seas: Social Awareness and CO-Responsibility) é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa-Quadro (FP7) para a Investigação & Desenvolvimento, que pretende aumentar a consciência social sobre os impactes do lixo marinho e possíveis soluções para o problema, de forma a inspirar mudanças de atitude e de comportamento na sociedade.

Este projeto integra um conjunto de especialistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com um leque diversificado de áreas de estudo e experiências profissionais e tem como principais objectivos: sensibilizar a sociedade sobre as consequências dos seus comportamentos nos sistemas marinhos, no que respeita à produção e gestão de resíduos, promover a corresponsabilização dos diferentes setores envolvidos, definir uma visão coletiva mais sustentável dos mares europeus e facilitar as bases para ações concertadas através da implementação de um Plano de Ação para a Mobilização e Aprendizagem Mútua (MMLAP).

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title