Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Semana da Leitura estreia ações na rua

Img 1961 1 675 2500

O envolvimento dos pais, de todos os agrupamentos de escolas e escolas secundárias do concelho, a estreia de atividades de rua, a participação de públicos como os seniores e crianças com necessidades educativas especiais são alguns dos desafios lançados para a Semana da Leitura de Leiria que decorre entre 17 e 22 de março.

Este ano o programa conta com 27 atividades diferentes de acesso gratuito a realizar em espaços da cidade como a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, o Teatro Miguel Franco e as ruas do centro histórico, para além das escolas já indicadas, que irão promover um programa paralelo.

"Gostaria de reforçar que esta iniciativa vai permitir trazer à cidade muitos alunos da periferia e das freguesias rurais, através de transporte gratuito, para realizarem as suas performances e assistirem às iniciativas dinamizadas pelos alunos", explicou hoje em conferência de imprensa a vereadora da Educação, Anabela Graça.

No dia 19 de março, a declamação de poesias pelos estudantes 60+ do IPL, o projecto de boas práticas de leitura denominado de "A ler e a comer" - histórias com petiscos para pais e filhos ao final da tarde - são dois exemplos que retratam um programa vasto e ambicioso para este ano.

Na semana da leitura é possível destacar ainda o dia 21, usando as crianças com necessidades educativas especiais que contam as suas histórias durante a "Encenação do Milagre das Rosas".

A 5.ª Edição do evento é organizada pela biblioteca municipal, em conjunto com os serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria e a Rede Concelhia de Bibliotecas escolares.

O objetivo da iniciativa passa por valorizar a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual na formação do indivíduo, integrada na temática do programa nacional centrado na comemoração dos 800 anos do conhecimento da língua portuguesa e dos seus textos mais antigos.

São parceiros da organização as livrarias da cidade, que durante essa semana vão promover descontos nas vendas dos livros, os órgãos de comunicação social que vão integrar o programa do evento, a Rodoviária do Tejo que vai transportar gratuitamente as crianças para as atividades, a Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós.

Todos aqueles que desejarem acompanhar a programação podem fazê-lo através do blogue leiria@tec@ (através do acesso leiturasleiria.wordpress.com) e também na página do facebook do evento procurando Semana da Leitura de Leiria.



Leiria, 06 de março de 2014

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete