Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Aposta em apoios comunitários a projetos na Bajouca domina “Um concelho, 18 freguesias”

Bajouca 1 675 2500
05 Fevereiro 2015

 

Projetos na área do desporto, património e educação que as associações e a atual Junta de Freguesia desejam ver concretizados, no valor global na ordem dos 2,5 milhões de euros, foram apresentados aos vereadores e vice-presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.

A pretensão de candidatar os projetos a fundos comunitários é uma das apostas da Junta de Freguesia, num território marcado pela atividade ligada à olaria e que é reconhecida, de resto, na intenção de criar um espaço próprio museográfico após a desejada requalificação da antiga escola primária da sede de freguesia.

“Todas as juntas de freguesia têm problemas, mas a nossa função é tentar encontrar soluções apesar dos constrangimentos financeiros que são conhecidos”, salientou o vice-presidente da autarquia, que enalteceu o trabalho autárquico e associativo da freguesia.

No decorrer da reunião foi apresentado pela vereadora da Educação, Anabela Graça, o projeto para a construção de um centro escolar na freguesia, que será candidatado a fundos europeus.

“Enquanto se aguarda pela abertura do próximo quadro comunitário de apoio é importante que seja consensual a ideia de que é preciso melhorar as condições das atuais instalações onde se encontram as crianças”, defendeu a autarca.

“Parabéns à autarquia pela iniciativa, porque esta visita e esta reunião é uma mais-valia para todos, para as juntas e para os executivos terem contacto com as necessidades da freguesia”, sublinha o presidente da Junta de Freguesia da Bajouca, Hilário Estrada, durante uma reunião que contou também com a presença dos dirigentes de associações locais.

Durante a visita de trabalho foram levantadas outras questões “essenciais para a freguesia”, destaca Hilário Estrada, como a requalificação da Estrada Municipal 1038 e obras de saneamento.

A iniciativa da Câmara de Leiria, “Um concelho, 18 freguesias”, com uma periodicidade quinzenal, arrancou em janeiro deste ano e já conta com reuniões de trabalho nas freguesias de Amor, Arrabal e, agora, Bajouca. Caranguejeira e Bidoeira de Cima são as duas freguesias que se seguem.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title