Leiria recebe este fim de semana elite europeia do atletismo

Leiria, 11 de março de 2014

Leiria recebe no próximo fim de semana 281 atletas de 35 países na 14.ª edição da Taça da Europa de Lançamentos de Inverno, uma organização da Juventude Vidigalense, com o apoio da Câmara de Leiria.

"Consolidar a posição do clube enquanto organizador de grandes eventos, aumentar o prestígio e promover a região de Leiria em termos turísticos e desportivos, bem como dar a conhecer aos atletas europeus as condições de treino para futuros estágios internacionais", sublinha o presidente da Juventude Vidigalense, Daniel Pereira.

A selecção nacional vai ter um contingente de cinco atletas, numa prova que se disputa no Estádio Dr. Magalhães Pessoa e no Centro Nacional de Lançamentos e na qual a Rússia apresenta a maior delegação, com mais de 30 elementos.

Cerca de 130 voluntários, "pessoas que tiram férias para ajudar em regime  de voluntariado" prestam apoio na organização da prova, destacam os dirigentes do clube.

"É um grande desafio e uma grande responsabilidade", assinala o presidente da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, Aníbal Carvalho.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, destaca que em Leiria "estarão presentes os [atletas] mais fortes da Europa".

Já o vereador do Desporto, Gonçalo Lopes releva "o papel formativo do clube e o seu contributo para afirmação da modalidade", ao mesmo tempo que sublinha "a importante receita indireta"  que o município de Leiria, ao nível do comércio, restauração e hotelaria consegue garantir a partir de eventos internacionais, como é o caso.