Câmara de Leiria apoia Associação Portuguesa de AVC

Leiria, 11 de março de 2014

A Câmara Municipal de Leiria vai apoiar a Associação Portuguesa de AVC (ASPA) com uma verba no valor de cinco mil euros, bem como a cedência do auditório do Centro Cultural Mercado de Sant’Ana para a realização de rastreios.

Desta forma será possível à Associação Portuguesa de AVC continuar com as ações de rastreio ao longo do ano de 2014, que no ano anterior se realizaram a cada domingo, e que beneficiaram mais de meio milhar de pessoas.

Durante esse período foi disponibilizado apoio médico, testes de índice de massa corporal, colesterol, glicemia, triglicéridos e pressão arterial, tendo ainda sido dado apoio ao nível da gestão da medicação e da nutrição.

A Associação Portuguesa de AVC é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a realização de rastreios cardiovasculares e no apoio às vítimas. Realiza trabalhos na área da investigação, na formação e na sensibilização da comunidade para os problemas vasculares.

Conta ainda com uma larga experiência na promoção da saúde, com a concretização de rastreios mensais em várias zonas do concelho de Leiria, atualmente com especial foco nas áreas de Leiria, Pousos, Gândara dos Olivais e Marrazes.

Foi já realizado pela ASPA um estudo que confirmou uma redução efetiva de episódios de AVC e, consequentemente, da taxa de mortalidade, junto das populações alvo destes rastreios.