Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Biblioteca recebe “Japão” com exposição e apresentação de livro

Am lia 1 675 2500
05 Março 2015

Highlights 2015” é a exposição organizada pela Universidade de Tokushima (Japão) que, no âmbito dos 46 anos de Geminação Leiria – Tokushima, vai estar patente na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. À inauguração desta exposição segue-se a apresentação do livro “Património de Cristianismo no Japão” de Inês Carvalho Matos.

 

A sala Fernando Amaro, da biblioteca municipal de Leiria, recebe pelas 16 horas de dia 10 de março a inauguração da exposição “Highlights 2015”, uma mostra composta por trabalhos realizados por alunos de escolas primárias das cidades de Tokushima e de Leiria, bem como uma mostra relativa à experiência de intercâmbio de uma aluna universitária canadiana em Tokushima.

A integrar esta iniciativa, estará ainda patente a exposição do trabalho conjunto desenvolvido por alunos do Instituto Politécnico de Leiria e da Universidade de Tokushima utilizando a iluminação LED para fins artísticos.

Highlights 2015” poderá ser visitada até dia 27 de março.

Também no dia 10 de março e no mesmo espaço é apresentado pelas 16h30 o livro “Património de Cristianismo no Japão”, da investigadora Inês Carvalho Matos, cujos Direitos de Autor são doados à ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro”.
“Património de Cristianismo no Japão” foca-se na questão do património cultural imaterial relacionado com a história do cristianismo no Japão, mais concretamente com os “lugares de memória” e faz parte de um programa científico de divulgação composto por uma exposição de fotografias e por um documentário fruto do trabalho de campo que Inês Carvalho Matos realizou no Japão em 2012.

A autora:
Inês Carvalho Matos nasceu em 1985, licenciou-se em História da Arte, na Universidade Nova de Lisboa, com especialização pós-graduada em Património. Depois de um percurso pelo Museu Nacional de Arte Antiga e docência no ensino secundário, integrou o programa doutoral Patrimónios de Influência Portuguesa, da Universidade de Coimbra. Em 2012 passou três meses consecutivos no Japão, em trabalho de campo. Em 2013 realizou diversos eventos culturais e académicos para a comemoração dos 270 anos da relação Portugal – Japão (Nambaru 1543 – 2013).

Em 2014 integrou a Associação Europeia de Investigadores de Estudos Japoneses.

É autora dos livros: “Geminação Cascais – Atami: história de uma amizade”, “Um longo verão no Japão”, e também de “Japão: Guia de Sobrevivência”.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title