Orçamento Participativo 2016: as propostas e a novidade do voto por SMS

Op2016 1 675 2500
09 Julho 2015

A Câmara de Leiria publicita a partir desta sexta-feira, dia 24 de julho, a lista final das propostas admitidas, bem como das excluídas. Ao mesmo tempo, dá conta que a votação já pode ser efetuada até 30 de de setembro, de forma a eleger as propostas vencedoras, e anuncia que, para além da plataforma op.cm-leiria.pt, o voto pode ser realizado através de SMS.

No final desta página, pode consultar os detalhes de cada uma das propostas que se encontra a votação.

LISTA DE PROPOSTAS ADMITIDAS

LISTA DE PROPOSTAS EXCLUÍDAS

LISTA DEFINITIVA DE PROPOSTAS

A votação por SMS está completamente integrada e assegurada em termos tecnológicos e humanos.

Este meio de votação é gratuito para o cidadão e não obriga a qualquer registo prévio ou a posteriori. Está, no entanto, assegurado um voto por cidadão/telemóvel.

Basta enviar uma SMS para 4343 com o texto "LEIRIA [Nº NIF] op[número da proposta selecionada]"
Exemplo: LEIRIA 123456789 op2

O voto por SMS surge enquadrado na filosofia municipal de incentivo à participação.

Trata-se de uma novidade para este ano em que a verba para a concretização das propostas é superior à do Orçamento Participativo 2015, tendo passado para os 305 mil euros.

As normas de participação e a carta de princípios estão reunidas num documento disponível na parte final do texto.

O Orçamento Participativo foi criado pelo município de Leiria com o objectivo de incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, contribuindo assim para uma sociedade civil dinâmica e coesa, aumentando a transparência da atividade autárquica.

Inspirada no princípio da democracia participativa, a Carta de Princípios do Orçamento Participativo reconhece o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição de um rumo para o concelho no que diz respeito a decisões que contribuem, através da participação de todos, para a valorização de uma cidadania ativa, bem como da democracia local.

Orçamento Participativo 2016:_ normas de participação e carta de princípios

OP 2016 - Breve Apresentação