Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Nuno Markl, Afonso Reis de Cabral e Paulo Kellerman na Feira do Livro e na Semana da Leitura

Feira do livro 1 675 2500
06 Março 2015


A Feira do Livro e a Semana da Leitura 2015 realizam-se pela primeira vez em simultâneo e são esperadas mais de 2400 crianças no evento.

“Este ano e pela primeira vez a Feira do Livro e a Semana da Leitura realizam-se conjuntamente, com o intuito de potenciar um programa ecléctico, agregando todos os atores, nesta missão conjunta de promover a leitura, como base para o exercício de uma cidadania plena”, referiu a vereadora da educação, Anabela Graça, durante a conferência de imprensa de apresentação da Feira do Livro e da semana da leitura 2015.

Livros e autores, atividades infantis, música, dança e gastronomia, são as iniciativas que este ano estão ao dispor dos visitantes da Feira do Livro de Leiria, entre os dias 17 e 22 de março.

Com a participação das livrarias Arquivo, Boa Leitura, Letras e Livros, Americana, Fnac e Gráfica de Leiria, a Feira do Livro deste ano realiza-se no mercado de Sant’Ana, local escolhido com a anuência dos livreiros participantes, pela sua centralidade e capacidade para a realização de todas as atividades paralelas independentemente das condições climatéricas.

Trinta escritores, dos quais 10 estão especialmente dedicados ao público infanto-juvenil, marcam presença nesta iniciativa.


Afonso Reis Cabral (prémio Leya 2014) – trineto de Eça de Queiroz, autor que foi administrador do concelho de Leiria), Nuno Markl, Jorge Serafim, Isabel Ricardo, Patrícia Ervilha, Paulo Kellerman, António Vilhena, Carla Sá, Nuno Matos Valente, Ana Saldanha, Vanda Furtado Marques, Margarida Fonseca Santos, Nuno Caravela, Rui Araújo, Mário Rodrigues e Paulo Moreiras, são alguns dos autores presentes.

Na edição de 2015 a Feira do Livro irá promover e dar destaque aos autores locais que diariamente estarão no local para se darem a conhecer, à conversa com os seus admiradores e, através de sessões de autógrafos, aproximando-os dos seus públicos.

Nestas sessões estarão presentes, Alda Sales Gonçalves, Amilcar Coelho, André Pereira, Célia Sousa, Dina Gouveia, Graça Jacinto, Fernando José Rodrigues, Jaime Martins, Joaquim Santos, Margarida Castelão Dias, Marília Ascenso, Paulo Costa, Ricardo Charters d’Azevedo e Rui Matos.

“Castelos de Cavaleiros e Princesas” é outra das novidades deste ano. Destinada aos mais pequenos, esta iniciativa irá dinamizar diariamente diversas atividades para que as crianças se divirtam enquanto os pais visitam a Feira do Livro.
Na Feira do Livro e Semana da Leitura é esperada a participação de cerca de 2.400 crianças, pelo que existirá um espaço em que possam descansar e brincar, ou seja, uma “esplanada infantil”.

A animação musical, a dança e a gastronomia irão também marcar presença no Mercado de Sant’Ana, com uma programação muito animada e rica em surpresas. Nesta iniciativa vão participar além da Trovantina, a Big Band da Marinha Grande, a Fanfarra Notas Soltas, o Grupo de Sevilhanas  - Escola Alfonso "El Maleno", os Black Stones e a orquestra SwingSAMP. O Ofeão de Leiria colabora também na animação deste evento, através do espetáculo "Como é que eu vim aqui parar?", para crianças do 1º ciclo e a realizar no Teatro Miguel Franco de terça a quinta-feira.

A Semana da Leitura que se realiza entre 16 e 20 de março dedica-se este ano ao tema “Palavras do Mundo”, estando programadas 33 atividades a decorrerem nas escolas, Mercado de Sant’Ana e Biblioteca Municipal. Para a deslocação das crianças a autarquia conta com a colaboração das freguesias que disponibilizam o transporte.

A Feira do Livro e Semana da Leitura é organizada pela autarquia em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós Instituto Politécnico de Leiria, Rede de Bibliotecas Escolares e da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Leiria, bem como da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

Horário

Programa

Escritores Locais

Semana da Leitura

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title