Estratégia de investimento domina iniciativa “Um concelho, 18 freguesias” no Coimbrão

Coimbrao 1 675 2500
19 Março 2015

Um consenso à volta da ideia de repensar o projeto de requalificação da marginal da praia do Pedrógão, de condicionar novas edificações e da necessidade incontornável de atrair investimento na área do turismo foram algumas das conclusões que resultaram do encontro entre os executivos da Câmara de Leiria e da Junta de Freguesia do Coimbrão que teve lugar esta quinta-feira.

O presidente da Câmara de Leiria comprometeu-se em manter as diligências junto da Agência Portuguesa do Ambiente no sentido de perceber como é que é possível compatibilizar a proteção costeira com um projeto de requalificação da marginal.

As redes viárias, o parque de campismo, a Educação e a Saúde foram outros dos assuntos abordados e que motivaram algumas das visitas ao “terreno” para conhecer alguns dos investimentos realizados nos últimos anos e debater possíveis soluções para alguns dos problemas com os quais se confronta a freguesia.

O presidente da autarquia do Coimbrão, Ventura Tomaz, elogiou a iniciativa promovida pela Câmara de Leiria intitulada de “Um Concelho, 18 Freguesias” pelo facto de potenciar a “proximidade entre eleitos, algo que acontece desta forma pela primeira vez”.

À semelhança do que havia destacado em anteriores visitas, o presidente da Câmara de Leiria insistiu na afirmação de que estas reuniões são muitos positivas até para consolidar a ideia de que “cada vez mais é preciso ter um acrescido rigor na aplicação do dinheiro, já que as verbas têm uma origem e um destino: o contribuinte”.

A iniciativa municipal “Um concelho, 18 freguesias” tem o intuito de reforçar a proximidade com os eleitos autárquicos, monitorizar obras e discutir soluções futuras para cada um dos territórios.

As reuniões de trabalho, na qual marcam presença os vereadores com pelouro e o presidente do município de Leiria, têm uma periodicidade quinzenal e as freguesias estão a ser percorridas por ordem alfabética.

A reunião de trabalho na freguesia do Coimbrão acontece depois das visitas às freguesias de Amor, Arrabal, Bajouca, Caranguejeira e Bidoeira de Cima.