Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Câmara aprova intervenção de urgência na praia do Pedrógão



Leiria, 11 de março de 2014

A Câmara de Leiria deliberou hoje avançar com um concurso público, com carácter de urgência, para uma intervenção na praia do Pedrógão que irá custar cerca de um milhão de euros, de forma a minimizar o risco para pessoas e bens, assim como reduzir prejuízos económicos e ambientais.

A empreitada, intitulada de "Intervenção de emergência para proteção do cordão dunar da praia do Pedrógão no troço entre o Casal Ventoso e o Centro Azul", será realizada nos termos do projeto elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Na mesma reunião foi aprovado um protocolo com a APA que autoriza o município de Leiria a executar a intervenção em sua substituição através da adjudicação da empreitada, já que a APA é a entidade competente para intervir no ordenamento, manutenção e conservação da costa portuguesa.

A situação de emergência provocada pelo estado do mar torna clara a necessidade de intervir urgentemente na Praia do Pedrogão.

Nos últimos anos a Praia do Pedrógão tem sofrido um processo de erosão costeira, registando-se um recuo da costa que, atualmente, coloca em perigo iminente todas as infraestruturas existentes adjacentes à marginal, assim como também toda a proteção dunar existente.

A 19 de setembro de 2013, a ondulação de cerca de quatro metros de altura destruiu toda a zona da passagem de emergência, assim como descalçou o muro da rotunda, encontrando-se toda a zona instável e em perigo iminente de derrocada, o que exige uma intervenção capaz de abranger toda a zona afetada.

Durante o primeiro trimestre de 2014, particularmente nos dias 5, 6, 7, 16, 17, 18 de janeiro; 1, 9, 14 de fevereiro; assim como a 03 de março, na praia do Pedrógão, concretamente na praia do Casal Ventoso e na denominada praia dos campistas, este cenário agravou-se, fruto das condições do estado do mar particularmente violentas, provocando súbitas e grandes alterações na zona dunar, tendo inclusive, as ondas assomado ao paredão e passeios, causando danos na Rotunda Norte e Centro Azul.

Nesses dias, a forte agitação e a dinâmica marítima colocaram em perigo iminente de derrocada as infraestruturas, nomeadamente, o Centro Azul, os apoios de praia e agravou a situação na rotunda norte, sendo expetável que, caso nenhuma intervenção de consolidação tivesses sido realizada rapidamente, o passeio desabe devido à escavação na parte inferior do muro de suporte efetuada pelo mar, colocando gravemente em causa a segurança pública das pessoas e bens.

A Praia do Pedrógão, situada no troço entre Barra da Figueira da Foz e S. Pedro de Moel, possui um afloramento rochoso que faz um efeito de pequeno promontório, à semelhança de um esporão, provocando uma "zona sombra" em termos de alimentação sedimentar a Sul.

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete