Biblioteca de Leiria lança primeiro curso livre de História da Arte

Biblioteca municipal 1 1 675 2500
27 Março 2015

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, vai lançar a partir do dia 10 de abril o primeiro curso livre de “História da Arte - Da Antiguidade Clássica à Época Moderna”, destinado a estudantes, professores, técnicos de Turismo e Património e, público em geral.

“O objetivo passa por promover o gosto pela aprendizagem da arte e proporcionar à população em geral o aprofundamento de conhecimentos nesta área, sendo que algumas das sessões vão ser realizadas precisamente nos locais e monumentos locais que são alvo de estudo do curso”, destaca a vereadora da Educação.

Anabela Graça sublinha ainda que a iniciativa reflete o empenho da biblioteca em assumir-se como “espaço de conhecimento e de cultura, neste caso no âmbito da promoção do património artístico local”.

O primeiro curso livre de História da Arte irá incidir nos principais momentos e estilos histórico-artísticos da Antiguidade Clássica até à Época Moderna.

As sessões terão uma abordagem temática e cronológica (da arte grega ao barroco), de modo a se analisarem os autores e respetivas obras que marcaram a evolução das artes e das ideias estéticas até ao século XVIII.

O curso vai partir do enquadramento da arte e da cultura a nível internacional para melhor compreender a arte produzida no território nacional. os conteúdos teóricos serão complementados com visitas ao património do concelho de Leiria.

A formadora, Tânia Saraiva, é Mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa, Master of Arts Contemporary Art pela Universidade de Manchester. Trabalhou em instituições culturais como o Museu Nacional Reina Sofia de Madrid, Museu de Arte Contemporânea de Barcelona e o Instituto Valenciano de Arte Moderna.

O curso vai integrar dez sessões na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, cada uma com a duração de duas horas, sendo ministrado às sextas-feiras, entre as 14:00 e as 16:00, de 10 de abril a 19 de junho.

As inscrições devem ser realizadas na biblioteca municipal. O curso completo custa 60 euros.