Estado Novo e Europa marcam debate com Adriano Moreira na biblioteca

Adriano moreira 1 675 2500
30 Março 2015

Adriano Moreira esteve na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, no passado dia 27 de março, onde conversou com o público sobre dois dos seus últimos livros: "Memórias do Outono Ocidental - Um Século sem Bússola" e "A Espuma do Tempo - Memórias do Tempo de Vésperas".

A apresentação destes dois livros foi apenas o mote para uma palestra que abordou a sua infância, recordou o seu percurso profissional, a sua entrada na vida política, no Estado Novo, e a saída de Ministro do Ultramar acordada com António de Oliveira Salazar. Recordou com orgulho as suas conquistas como Ministro do Ultramar, nomeadamente os direitos que concedeu aos nativos, o conhecimento e solidariedade para com a população autóctone, mas lamentou não ter conseguido fazer mais.

Adriano Moreira explicou ainda como foi capaz de fazer a transição política de um regime ditadorial para a democracia pós 25 de abril, sublinhando que nunca abandonou os seus valores e princípios.

O ex-vice presidente da República partilhou ainda uma imagem mais sombria do futuro europeu, muito “contaminado” com “o credo dos mercados” e destacou a perda de direitos e a “coincidência” do mapa do sul da Europa, que integra os países em crise, corresponder ao do antigo Império Romano.

Referiu ainda os perigos da saída da Grécia da zona euro, pela hipotética ligação à Rússia, defendeu a criação de uma força militar europeia e a presença da Europa no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em detrimento da França e da Inglaterra.

Adriano Moreira, 93 anos, é doutor honoris causa por várias universidades, catedrático pela Universidade Técnica de Lisboa, detentor de várias condecorações e de um percurso académico de referência. Foi também um ativo ator político, tendo sido ministro do Ultramar durante o Estado Novo e presidente do Centro Democrático Social (CDS) após o 25 de Abril.

É autor de várias obras ensaísticas e históricas ou de Direito, como «Saneamento Nacional», «Ciência Política», «Direito Internacional Público» ou «Teoria das Relações Internacionais».