Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Câmara, juntas de freguesia, PSP e GNR lançam Iniciativa “Todos Contra o Fogo”

Cortes fogos 1 675 2500
20 Abril 2015

A Câmara de Leiria, juntas de freguesia (Arrabal e União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes), Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro da GNR e a PSP começaram hoje oficialmente a iniciativa “Todos Contra o Fogo”.

O projeto, que se insere na estratégia florestal do município, assente num paradigma de prevenção, visa detetar terrenos que exijam limpeza e constituam um perigo sobretudo na época de incêndios.

“O ano passado ganhou-se bastante com este programa, uma vez que agora no terreno vê-se que existe outro cuidado por parte dos proprietários, que foram alvo de sensibilização”, sublinhou o presidente da Câmara de Leiria.

Raul Castro destacou ainda que esta iniciativa, em articulação com a videovigilância - projeto alvo de candidatura aos fundos comunitários pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria - e o reforço de equipamentos individuais constituem contributos fortes tanto na prevenção como no combate aos incêndios florestais.

Os representantes da Proteção Civil, PSP e GNR foram consensuais em afirmar que a tarefa este ano está muito facilitada devido à intervenção realizada em 2014.

Os presidentes das juntas de freguesia adiantaram ainda que a sensibilização que está a ser feita pelas autarquias tem sido um instrumento indispensável para o sucesso do projeto.

A ação de sensibilização, que termina na primeira semana de maio, prevê a entrega de um panfleto que, entre outra informação, insta os proprietários dos terrenos a limparem a mata num raio mínimo de 50 metros à volta das edificações, lembrando que existem organizações de produtores florestais e apoios á disposição.

Por outro lado, do documento constam contactos e conselhos para a população, num momento em que ainda podem evitar eventuais coimas, casos sejam identificadas irregularidades.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete