Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Biblioteca comemora 60 anos e homenageia Afonso Lopes Vieira

Alv  onde a terra se acaba e o mar come a 1 675 2500
20 Abril 2015

As comemorações do 60.º aniversário da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira – BMALV, que assinala a 30 de abril, a abertura ao público, têm contemplado um programa cultural eclético, para todas as idades, ao longo do mês de abril.

Até ao fim do mês estão patentes três exposições cujo tema convida o público a conhecer da vida e obra de Afonso Lopes Vieira, bem como o percurso histórico da Biblioteca Municipal, há 60 anos ao serviço dos leirienses.

A primeira exposição “Afonso Lopes Vieira, o esteta”, mostra ao público, pela primeira vez, o interesse de Afonso Lopes Vieira pela fotografia. Encontramos nas suas fotografias o deslumbramento com a paisagem marítima e com o pinhal, que as suas poesias já nos haviam revelado. Pela fotografia, dizia Lopes Vieira, “desde que a pratiquemos esteticamente, (…) teremos a possibilidade de sermos todos um pouco pintores.” Esta exposição pretende dar a conhecer a produção fotográfica de Lopes Vieira e o valor artístico e dimensão estética que atribuía a esta forma de arte que despontava no início do século XX português.

“Afonso Lopes Vieira – Onde a terra se acaba e o mar começa”- Afonso Lopes Vieira, leiriense de nascimento e figura literária de notável produção cultural do último quartel do século XIX a meados do século XX, é lembrado no âmbito do 60.º aniversário da Biblioteca Municipal pelo gesto de oferta à cidade de Leiria da sua Livraria Privada. O carácter ativo e multifacetado do escritor é-nos revelado por esta exposição patente na Galeria da Biblioteca Municipal e que, ao longo de 15 quadros temáticos sobre o autor e a sua obra, acompanhados das edições, dos manuscritos, das cartas e dos objetos pessoais, o visitante vai poder descobrir o homem, o escritor e o trabalho de criação literária do artista.

Por último,“60 anos, momentos marcantes da casa dos livros de Leiria, 1955-2015”- A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira completa no próximo dia 30 de abril 60 anos de abertura ao público. Como biblioteca pública e serviço de cultura do concelho de Leiria, a Biblioteca Municipal ao longo da sua existência desenvolveu numerosas atividades e diversos serviços que marcaram várias gerações de leirienses e visitantes. Esta exposição pretende lembrar esses momentos a quem os viveu e dar a conhecer às novas gerações o seu longo percurso na dinamização da leitura e da cultura local.

No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, a BMALV organiza uma Maratona da Leitura, com uma proposta de paragem de 30 minutos para ler a todas as escolas da rede pública e privada do concelho de Leiria. Esta atividade, realizada no âmbito da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Leiria, decorrerá de forma ininterrupta entre as 10 e as 18 horas.

O dia do 60.º aniversário assinala-se a 30 de abril com uma programação especial, com início às 18 horas, de que destacamos: evocação do poeta Afonso Lopes Vieira, pela Professora e Investigadora Cristina Nobre; inauguração de uma escultura alusiva ao poeta da autoria do escultor Abílio Febra; declamação de poesia por Luís Mourão e um momento musical apresentado pela SAMP. À noite, pelas 21h30 terá lugar um concerto pelo Ensemble de Metais da Filarmónica das Chãs, no pátio exterior da Biblioteca Municipal de Leiria.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete