Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Portugal e a Grande Guerra “invadem” Arquivo Distrital de Leiria

Portugal e a grande guerra 1 675 2500
21 Abril 2015

Falta pouco mais de uma semana para terminar a exposição que “invadiu” o Arquivo Distrital de Leiria, intitulada de “Portugal e a Grande Guerra”.

A qualidade da exposição é testemunhada na sua organização: Assembleia da República, Instituto de História Contemporânea e Câmara Municipal de Leiria, contando ainda com o apoio do Regimento de Artilharia n.º 4, Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Fundação Caixa Agrícola de Leiria e Arquivo Distrital de Leiria.

Com o intuito de enquadrar e enriquecer esta exposição, o Arquivo Distrital de Leiria, produziu uma pequena mostra documental denominada: Apontamentos de Leiria na 1ª Guerra Mundial.

A I Guerra Mundial determinou o percurso da história contemporânea europeia e mundial, provocou fraturas, desencadeou efeitos duradouros que envolveram muito significativamente a História de Portugal. A I Guerra foi, em tudo e para todos, uma rutura em dimensões múltiplas e determinou uma viragem a partir da qual o Mundo mudou, e Portugal também.

Inicialmente neutral, formalmente beligerante a partir de 1916, Portugal participou na Grande Guerra, tendo mobilizado mais de cem mil homens. Entre estes, cerca de oito mil perderam a vida nas trincheiras da Flandres ou nos campos de batalha de África.

O seu impacto foi penetrante e brutal, perene na história e na memória do País, intenso nas reações sociais, culturais, artísticas que suscitou, inscrito na história dos que a viveram direta ou indiretamente.

É perante este cenário que se desafia o público a visitar uma exposição única e cuja comissária científica dá pelo nome de Maria Fernanda Rollo, historiadora e doutorada em História Contemporânea.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete