Câmara de Leiria investe 80 mil euros na requalificação do Cemitério Municipal

Cemiterio 1 675 2500
27 Abril 2015

Câmara Municipal de Leiria concluiu requalificação do Cemitério Municipal, cujo investimento foi de 80 mil euros.

No final de 2014 o Cemitério Municipal de Leiria foi submetido a uma obra de requalificação que ficou agora concluída e que incluiu intervenções no muro exterior e no edifício de apoio, nomeadamente o serviço de Secretaria, sanitários e espaço dos colaboradores.

“Trata-se de um projeto que já se encontrava em carteira há algum tempo e que só no corrente ano foi possível concretizar.
Com esta obra de requalificação é possível proporcionar melhores condições de atendimento aos munícipes, bem como melhores condições de trabalho aos colaboradores do Cemitério Municipal.”, Sublinhou a vereadora com o pelouro dos cemitérios, Ana Valentim.

Presentemente, o Cemitério Municipal possui cerca de 3200 sepulturas e 108 jazigos, alguns destes constituem-se como exemplos de verdadeira manifestação de arte de caráter funerário.

O Cemitério de Santo António do Carrascal foi inaugurado em 1871, data em que foram oficialmente criados os cemitérios públicos.

Com 144 anos de história, o Cemitério Municipal já foi objeto de várias ampliações e melhoramentos, fruto do crescimento populacional da cidade, destacando-se a construção da capela do Cemitério em 1881, uma segunda ampliação em 1932 e uma terceira ampliação já nos anos oitenta.