Peças inspiradas em obras de Saramago e Alice Vieira no Festival de Teatro Juvenil de Leiria

Ftj 15 programa semana2   c pia 1 675 2500
28 Abril 2015

Peças inspiradas em obras de Saramago, Alice Vieira e Ivana Andrés marcam na próxima semana o Festival de Teatro Juvenil (FTJ) em Leiria.

Nos dias 04, 05 e 07, O Teatro Miguel Franco recebe as peças “Peripécias de uma abelhuda maluca”, “Leandro o rei da Helíria” e "Carta à minha avó".

"Peripécias de uma abelhuda maluca" sobe ao palco no dia 04, segunda- feira, pelas 15 horas.

Interpretada pelo Agrupamento de Escolas Caranguejeira-Santa Catarina da Serra, esta comédia de Ivana Andrés baseia-se em pesquisas sobre a vida numa colmeia e foram imaginadas situações em que uma personagem, a Abelhuda Maluca, vive peripécias e consegue sempre ser bem sucedida devido às suas ideias singulares.

No dia 05 de maio, terça-feira e também pelas 15 horas, o Colégio Dinis de Melo apresenta "Leandro, o rei da Helíria", um drama de Alice Vieira.

Nesta peça há um rei que perde o poder porque não consegue ver para além da aparência. Duas filhas abandonam o pai, depois de lhe ficarem com o poder através de palavras belas, mas mentirosas. A filha mais nova ama o pai de forma incondicional e explica o seu amor em palavras verdadeiras, mas de uma forma tão simples que o rei não entende. É um iludido enquanto vê com os olhos e só quando cega percebe onde está a verdade das palavras.
Não ouviu os conselhos do seu astuto e lúcido bobo. Podia ser tarde de mais se esta não fosse uma história em que o bem consegue vencer o mal e em que o amor é mais forte do que o ódio. Um final feliz, ao contrário de outro rei, noutro lugar, noutra história. Esta história surge com graça, para nos divertir e nos mostrar que o amor é o remédio que cura todas as feridas.

No dia 07 de maio, quinta-feira, o Agrupamento Escolas de Marrazes, apresenta pelas 15 horas, "Carta à minha avó", uma homenagem aos avós baseada no drama de José Saramago "Carta para Josefa, minha avó".