Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Raul Castro defende sinergias para aproveitar o Programa “Aproximar”

Aproximar 1 675 2500
29 Abril 2015


O Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro defendeu esta quarta-feira, a união de sinergias entre todos os Municípios que aderiram ao Programa “Aproximar”.

As declarações de Raul Castro tiveram lugar durante a cerimónia de assinatura da adesão ao “Programa Aproximar” entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, à qual preside, e outras três comunidades intermunicipais, que integram o projeto-piloto (Alto Tâmega, Viseu Dão Lafões e Região do Oeste), e a AMA – Agência para a Modernização Administrativa.

Esta cerimónia decorreu no Teatro Miguel Franco, em Leiria, e foi presidida pelo ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional Poiares Maduro.

Raul Castro, enquanto presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, mas também enquanto presidente do Município de Leiria que aderiu ao programa “Aproximar”, agradeceu a presença de Poiares Maduro e dos representantes dos Municípios envolvidos no programa “Aproximar”, referindo que é de enaltecer a união de sinergias entre todos aqueles que aderiram a este projeto, que cria significativas oportunidades numa lógica de aproximação da Administração Pública aos cidadãos.

O protocolo assinado pelo Município de Leiria irá permitir a instalação de estruturas de prestação de serviços de atendimento digital assistido aos cidadãos e às empresas, nas freguesias de Amor, Bajouca, Bidoeira, Caranguejeira, Coimbrão, Maceira, União de Freguesias de Colmeias e Memória, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, União de Freguesias de Monte Real e Carvide, União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista e União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa.

Na sua intervenção Poiares Maduro defendeu que “Deve ser a Administração Pública a organizar-se em função dos cidadãos” acrescentando que “A reorganização que fizemos promove a qualidade dos serviços a prestar aos cidadãos e às empresas”. Por fim, o ministro agradeceu às quatro Comunidades Intermunicipais envolvidas neste Projeto-piloto o facto de colocarem os interesses dos munícipes acima de tudo, disponibilizando uma Administração Pública mais próxima de todos.

A instalação de Lojas do Cidadão, Espaços do Cidadão e Carrinhas do Cidadão constituem uma iniciativa inovadora de atendimento em balcão único, que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online.

Como fruto deste projeto, está prevista a instalação de 46 espaços e lojas de cidadão distribuídos pelos municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós. Este projeto intermunicipal implicará um esforço financeiro por parte dos municípios de cerca de 300 mil euros, ao longo de 3 anos, com o intuito de oferecer serviços mais rápidos aos cidadãos.

A sua implementação é coordenada pela AMA em parceria com Autarquias Locais, Comunidades Intermunicipais, entre outras entidades públicas ou prestadoras de serviços desta natureza.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete