Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Leiria recua um século com a ajuda de mais de mil figurantes

Leiria 100 anos 1 675 2500
07 Maio 2015

Tem algo marcado para os dias 30 e 31 de maio? E se for convidado a viajar no tempo, até 1915, em Leiria?

Nos dias 30 e 31 de maio, Leiria tem uma viagem marcada para o passado. O evento “Leiria há cem anos" decorre no centro da cidade, estando prevista animação de rua com mais de mil figurantes. 

Organizada pela Câmara Municipal de Leiria, pelo segundo ano consecutivo, esta "é uma iniciativa que se insere no que chamamos pilar de identidade histórica de Leiria e através da qual se pretende dar a conhecer a história do concelho junto dos leirienses e de quem nos visita”, refere o vereador da Cultura e do Turismo, Gonçalo Lopes.

Remetendo a maio de 1915, o evento destina-se a todos os públicos e conta com a presença de 11 ranchos folclóricos, um mercado, comércio da época, exposição de veículos automóveis, 7 tabernas, uma casa de pasto, fornos com pão com chouriço, uma quinta com animais, animação teatral, baile e cinema mudo, entre muitas outras atividades.

A animação estende-se por sete sítios emblemáticos da cidade, sendo eles a Praça Rodrigues Lobo, o Jardim Luís de Camões, o Largo do Papa Paulo VI, o Largo 5 de Outubro, o Mercado de Sant’Ana, a Rua Francelino Pimentel e a Fonte Luminosa. (ver mapa e programa)
O Município de Leiria conta com o contributo de Luís Mourão para conceber a dramaturgia desta iniciativa que envolve o TASE – Teatro de Animação de Santa Eufémia, bem como o grupo de teatro e animação TENTART'.

Conta ainda com o apoio da Fazenda dos Animais, do grupo de recriação histórica Paço da Rainha, da Filarmónica da SAMP, de vários proprietários de automóveis de época, das pasteleiras de Santa Catarina da Serra, da Quinta Vale do Lena, dos viveiros Germiplanta e dos viveiros Quinta da Gândara.
“Esta é uma experiência de trabalho em rede com o associativismo, que tem sido muito bem-sucedida em anos anteriores, destacando-se os ranchos folclóricos do concelho, os nossos principais parceiros que expressam a riqueza cultural que preservam, seja na gastronomia, nos trajes e na música", sublinha ainda Gonçalo Lopes.

Mapa Recriação Histórica

Programa Leiria há 100 anos

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete