Festival de Teatro Juvenil assinala 20 anos

A 20.ª edição do Festival de Teatro Juvenil de Leiria realiza-se este ano entre os dias 23 de abril e 30 de maio, organizado pelo Município de Leiria em parceria com as escolas do concelho.

O 20.º Festival de Teatro Juvenil conta com a participação de alunos e professores do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, Secundário e Superior.

No dia 27 de Abril, realiza-se no Teatro José Lúcio da Silva, uma retrospetiva dos 20 anos do Festival de Teatro Juvenil, decorrendo todos os restantes espetáculos no Teatro Miguel Franco.

Para além de divulgar o desempenho dos alunos e professores envolvidos neste projeto, o Festival de Teatro Juvenil tem ainda como objetivos a promoção do teatro como expressão artística geradora de personalidades críticas e criativas, a troca de experiências entre escolas e o fomento da identidade cultural local agregada ao sentimento de pertença.

Ao impulsionar este festival, que teve início em 1994, a autarquia leiriense está a promover a sensibilização pedagógica de novos públicos para as artes e a difundir o valor do teatro e da expressão dramática como atividades complementares de ação educativa e enriquecimento cultural.

Participam no festival 12 estabelecimentos de ensino: as escolas secundárias Francisco Rodrigues Lobo e Afonso Lopes Vieira, os colégios Conciliar Maria Imaculada e Dr. Luís Pereira da Costa, os agrupamentos de escolas Caranguejeira – Santa Catarina da Serra, Colmeias, Dr. Correia Mateus, Henrique Sommer – Maceira, Marrazes e, a Escola de Formação Social Rural – Associação de educação e Cultura.

O Município disponibiliza 5 mil euros para apoiar a iniciativa, num total de 500 euros por escola participante, incluindo ainda neste valor o pagamento de direitos de autor à Sociedade Portuguesa de Autores.

Leiria, 04 de fevereiro de 2014