Câmara entrega livros escolares a 1.525 alunos carenciados

Manuais escolares cabe alho 1 675 2500
25 Agosto 2015

O Município de Leiria, consciente das dificuldades que muitas famílias enfrentam para fazer face a todas as despesas escolares e elegendo a Educação como uma das suas prioridades, adquiriu este ano manuais escolares para 1.525 alunos carenciados que vão frequentar o 1º ciclo do ensino básico nas escolas públicas do concelho de Leiria, a partir de setembro.

Assim, para os agregados familiares integrados no primeiro e segundo escalões estipulados pelos serviços do Instituto da Segurança Social, o Município de Leiria oferece:
. Alunos com escalão A – 3 manuais escolares: Português, Matemática e Estudo do Meio;
. Alunos com escalão B – 2 manuais escolares: Português e Matemática.
(Será igualmente atribuído aos alunos abrangidos por estes escalões, uma verba para a aquisição de material escolar, de acordo com despacho conjunto que se aguarda).

Beneficiarão desta medida 1.525 alunos, correspondendo a um investimento global que ascende a 34.000 euros.
Os manuais escolares serão entregues em cada Agrupamento de Escolas mediante listagem previamente fornecida por estes órgãos de gestão ao Município de Leiria, e poderão ser levantados pelos encarregados de educação na sede de cada agrupamento de escolas, na abertura do ano letivo 2015/2016.

Está igualmente garantida a oferta de manuais escolares aos alunos carenciados que venham a matricular-se posteriormente àquela data.

Para além desta iniciativa, o Município de Leiria pretende constituir também um "Banco de Manuais Escolares - Livro Meu, Livro Teu", estimulando a troca e reutilização de livros escolares pelos alunos de todos os anos de escolaridade.

Neste sentido, são convidadas todas as famílias com alunos em idade escolar a participar nesta campanha, entregando na escola, no final do ano letivo, os manuais que se encontrarem em boas condições, para que outras crianças e jovens possam aprender com eles.