Leiria, capital da história automóvel de 20 a 27 de setembro

Sem t tulo   c pia 1 675 2500
01 Setembro 2015

Leiria vai ser a capital das relíquias de duas e quatro rodas entre os dias 20 e 27 de setembro, datas em que recebe a iniciativa “Leiria sobre Rodas”.

Mais de 300 veículos que são verdadeiros ex-libris do mundo automóvel, pelo glamour e raridade dos mesmos, assumem-se como as estrelas de uma iniciativa que se prolonga durante uma semana e que vai ser marcado pela presença de viaturas/novidades em relação ao ano passado como o Ferret, um veículo blindado de reconhecimento sobre rodas, semi-anfíbio, construído no Reino Unido no período de 1952 a 1971 pela empresa Daimler, em cerca de 16 variantes e 4.400 exemplares, o Renault Mégane R.S. 275 que tem o recorde na pista de Nürburgring, bem como o Mercedes-AMG C 63 DTM.

A Mostra de Veículos tem lugar no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, entre 24 e 27 de setembro, com a exposição de automóveis e motos, em paralelo com a Feira de Automobilia e a Exposição de Modelismo, além de passeios e exibições.

Entre as muitas iniciativas agendadas para diversos espaços da cidade, destaque para o Rally Sprint de Leiria, organizado pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria e que, no domingo dia 20, transforma a Zicofa (zona industrial de Leiria) numa pista automóvel.

Nos dias 21 e 22, segunda e terça-feira, o Teatro Miguel Franco vai receber a Projeção de Curtas, Ciclo de Cinema dedicado ao mundo automóvel e, no dia 23, quarta-feira, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) abre as suas portas a um Ciclo de Conversas dedicadas ao Desporto Automóvel, na qual se pode destacar a presença de Pedro Matos Chaves.

Além do programa que decorre de 20 a 27 se setembro, no dia 26 vão ainda ter lugar as seguintes iniciativas:

Bicicletas Clássicas no Leiria Sobre Rodas - Quem se deslocar ao Leiria Sobre Rodas de bicicleta clássica entra gratuitamente e tem direito a parque para colocar bicicleta em exposição

Concentração e passeio de vespas:

15h00 - junto ao estádio de Leiria;
16h00 - saída e passeio pelas ruas da cidade;
17h00 chegada ao recinto e visita à exposição (entrada livre para os participantes)
As inscrições para participar neste evento encontram-se abertas e, Leiria convida todos aqueles que quiserem expor os seus veículos (automóvel ou moto) históricos, militares os desportivos, a contactar a organização através do telefone 244 839 276 ou do email leiriasobrerodas@cm-leiria.pt

A mostra Leiria Sobre Rodas dispõe também de espaços para entidades comerciais e venda de artigos, bem como de espaço gratuito para Museus, Clubes e Rallys.