Meio milhar de professores participaram no VI Fórum Educação
“O direito à educação é um direito fundamental dos cidadãos. A igualdade de oportunidades é outra coisa e, só existe se antes disso for garantido o direito à educação”, frisou Álvaro Laborinho Lúcio na abertura do VI Fórum da Educação dedicado este ano à temática “Cidadania na Escola”.
O Teatro José Lúcio da Silva foi, esta terça-feira de manhã, palco do VI Fórum da Educação em simultâneo com a receção de mais de cinco centenas de professores na abertura do novo ano letivo, que teve como orador convidado, o Juiz Conselheiro Jubilado, Álvaro Laborinho Lúcio.
A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, Raul Castro que desejou as boas vindas a todos.
O autarca frisou as dificuldades com que as escolas, diretores e professores se têm confrontado nos últimos anos, muitas vezes com falta de recursos e com decisões de grande impacto no dia-a-dia com os alunos.
“Apesar da pressão financeira, a Câmara de Leiria não perdeu, felizmente, o discernimento. A Educação tem sido uma prioridade. Esta é uma realidade que tem sido, de resto, plasmada nos sucessivos orçamentos municipais”, referiu Raul Castro, que destacou ainda, entre outras questões de relevo, o investimento feito pelo Município de Leiria “...dando cumprimento à garantia de melhor qualidade e reforço da oferta pública do pré-escolar, que este ano escolar inicia com novas instalações em Marrazes e em Leiria, mas é igualmente marcado pela abertura de três centros escolares na Barreira, Parceiros e Maceira, num investimento total que ultrapassa os 4,5 milhões de euros”.
Álvaro Laborinho Lúcio, orador convidado, prendeu a plateia com as suas palavras que foram ao encontro daquilo que muitos pensam sobre o sistema educativo, as suas qualidades e falhas, bem como o que pode e deve ser mudado.
“Hoje temos o ensino e a escola massificados. Interessa saber se já demos passos significativos para garantir a democratização do ensino”, afirmou Álvaro Laborinho Lúcio que acrescentou: “a educação é um tema do espaço público e portanto, uma questão de cidadania. Uma escola só é cidadã se respeitar cada um dos seus sujeitos, reconhecendo a diversidade desses mesmos sujeitos dentro da escola”.
Seguiu-se o painel “Cidadania na Escola: Realidades e Perspetivas”, que contou com as intervenções da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça e de Pedro Gerardo, Inspetor-geral da Educação e Ciência – Centro, e que foi moderado por João Poças Santos, Presidente da Direção da ADLEI.
“O ensino comporta novas exigências para os professores e educadores. Há unanimidade no que se refere à importância da educação para a cidadania e o reconhecimento do espaço escolar como espaço privilegiado para a sua prática. (…) Envolver os alunos em projetos dentro e fora da sala de aula motiva-os e responsabiliza-os. Torna a escola mais cidadã e facilitadora das aprendizagens”, destacou Anabela Graça.
A Vereadora da Educação apresentou também os diferentes projetos e atividades do Projeto Educativo Municipal (PEM), referencial de gestão estratégica do Município de Leiria na área da Educação e que tem como objetivos centrais a melhoria do sucesso escolar, a prevenção do abandono escolar e a preparação das novas gerações para uma intervenção mais ativa no domínio da cidadania, mais responsável e com mais conhecimento.
A todos os presentes foi distribuída a publicação da Câmara Municipal “Leiria, Concelho Educador – Projeto Educativo Municipal” onde se apresentam os 44 projetos educativos do município, bem como a agenda pedagógica 2015/2016, instrumentos de trabalho articulado e desenvolvido em rede com as escolas e demais parceiros da comunidade.
O Inspetor Pedro Gerado demonstrou como são valorizados os resultados sociais no atual modelo de avaliação externa das escolas e apontou caminhos para o futuro neste domínio, ilustrando a sua preleção com bons exemplos e exemplos incongruentes de trabalho desenvolvido pelas escolas no domínio da promoção da cidadania.
A encerrar, o presidente da Direção da ADLEI, na qualidade de relator deste VI Fórum Educação, apresentou em oito pontos as principais conclusões do encontro (em anexo).