Para as gerações mais novas é importante o testemunho dos combatentes

Combatentes 1 1 675 2500
21 Setembro 2015

“Homenagear os Combatentes é um dever e uma honra” afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, na cerimónia de homenagem aos Combatentes do Ultramar, à qual presidiu no passado domingo.

“Para as gerações mais novas, que cresceram num ambiente de paz e de maior conforto, mas que enfrentam, devido à atual conjuntura internacional, um futuro incerto por conta das crises e conflitos que vivemos, é importante o testemunho de quem conhece a relevância de valores como a solidariedade, o respeito pelo próximo, mérito e honra”, referiu ainda Raul Castro.

O presidente da autarquia sublinhou ainda o “sacrifício, coragem, dedicação e um verdadeiro altruísmo”, valores “que tanto peso têm no ADN de um país e de que, no nosso, foram porta-estandarte os combatentes”.

Esta cerimónia contou também com a presença do secretário – geral da Liga dos Combatentes, Lucas Hilário, que deixou uma palavra de agradecimento às autarquias pelo apoio dado a iniciativas que “honram os mortos e dignificam os vivos”.

A homenagem aos combatentes teve início pelas 15 horas, na Sé de Leiria com uma missa solene, seguindo-se a homenagem aos mortos e o descerramento da placa comemorativa.

O ponto alto ocorreu aquando do desfile de combatentes no Largo 5 de Outubro e a entrega de diplomas aos participantes, na Fonte Luminosa.

Este dia contou ainda com uma demonstração cinotécnica e um lanche/convívio entre os participantes.