Leiria e “smart cities” apoiam empreendedorismo de base tecnológica

Cidade10 1 675 2500
23 Setembro 2015

Leiria integra projeto luso-espanhol smart cities para desta forma oferecer aos leirienses serviços desenvolvidos por empreendedores, criando oportunidades de negócio e de emprego associados ao desenvolvimento da cidade.

Smart cities Portugal e Espanha é um projeto criado a partir da união da INTELI e da Living Lab – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes (RENER), com a Fundetec e a Rede Espanhola de Cidades Inteligentes (RECI) e que tem como objetivo criar uma rede ibérica de laboratórios urbanos.

Esta é a primeira convocatória lançada por Portugal e Espanha em conjunto para impulsionar o empreendedorismo para smart cities.

A iniciativa startup4cities é um projeto pioneiro a nível mundial que pretende impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica orientado para dar resposta aos novos desafios das cidades inteligentes e dirige-se a empreendedores e start-ups que disponham de projetos concebidos em Portugal ou Espanha, em fase inicial de desenvolvimento, e necessitem validar o produto ou serviço e o seu modelo de negócio em ambiente urbano.

Os empreendedores e start-ups podem apresentar os seus projetos até dia 19 de Outubro (bases da convocatória disponíveis em http://startup4cities.es/www/pt/index.html).

Um júri com experiência no âmbito das novas tecnologias e das smart cities selecionará os 10 melhores projetos de cada um dos países e as melhores propostas participarão no evento final startup4cities, no dia 17 de Novembro, no Smart City Expo World Congress, em Barcelona.

Feita a seleção, os municípios envolvidos no projeto irão escolher os projetos que considerem do seu interesse e oferecerão a sua cidade como laboratório para testar o produto/serviço, criando-se desta forma uma rede ibérica de laboratórios urbanos onde as experiências serão compartilhadas entre todas as cidades.
Com esta adesão ao projeto os municípios envolvidos podem oferecer aos seus munícipes serviços desenvolvidos por empreendedores, criando oportunidades de negócio e de emprego, associados ao desenvolvimento das cidades.

As entidades impulsionadoras do projeto

Em 2014, a RECI e a Fundetec organizaram a primeira convocatória do Startup4cities, recebendo 98 propostas empreendedoras de grande qualidade. A iniciativa foi muito bem acolhida e obteve um notável reconhecimento por parte do ecossistema empreendedor e das smart cities. Mais informação em www.startup4cities.es.

Sobre a Fundetec
A Fundetec (www.fundetec.es) é uma organização sem fins lucrativos público-privada, cujo principal objetivo é contribuir para a promoção da Sociedade da Informação em Espanha, desenvolvendo iniciativas que favorecem o aumento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por parte dos cidadãos, das PME e freelancers e da Administração Pública, bem como melhorar a experiência do utilizador em todas as competências digitais. Para alcançar este objetivo, a Fundação desenvolve ações para analisar o grau de penetração das TIC na sociedade, para aumentar a consciencialização entre os diferentes grupos sociais e empresariais sobre as vantagens de usar e fornecer formação e recursos úteis para melhorar o nível de conhecimento e uso de diversas ferramentas. Além disso, a Fundetec é o Gabinete Técnico da Rede Espanhola de Cidades Inteligentes (RECI).

Sobre a RECI
A Rede Espanhola de Cidades Inteligentes (www.redciudadesinteligentes.es) foi constituída em Junho de 2012 com o objectivo de trocar experiências e trabalhar em conjunto para desenvolver um modelo de gestão sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, com foco em áreas como eficiência energética, mobilidade sustentável, eGovernment, participação pública ou segurança. Atualmente é composta por 62 cidades. A Fundetec é o seu gestor técnico.

Sobre a INTELI
A INTELI (www.inteli.pt) é um centro de inovação urbana que pretende contribuir para o desenvolvimento de territórios mais inovadores, sustentáveis e inclusivos, tendo como pano de fundo o conceito de ‘smart city’. Para tal, atua como ponte entre as políticas públicas, os centros de conhecimento e as empresas.

Sobre a RENER
A RENER – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes (www.rener.pt) é uma plataforma de cooperação entre 46 municípios que atuam como palcos de teste e experimentação de soluções urbanas inovadoras em contexto real. Opera através da partilha de boas práticas, desenvolvimento de projetos conjuntos e ações de advocacy junto das políticas europeias, nacionais e regionais. A INTELI é o gestor técnico da rede.