Município assinalou Dia Municipal para a Igualdade com conferência na ESECS

Igualdade 1 675 2500
25 Outubro 2015

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Leiria assinalou esta sexta-feira o Dia Municipal para a Igualdade com uma conferência/ação de sensibilização na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

“Gostaria que os jovens refletissem sobre as questões de igualdade de género e que lutassem por uma sociedade cada vez mais igualitária”, exortou a vereadora do Desenvolvimento Social, esta sexta-feira, durante a sessão de abertura.

Ana Valentim sublinhou que “a sociedade portuguesa evoluiu, mas que existe ainda muito trabalho a fazer”, referindo-se, por exemplo, a questões como a desigualdade salarial e a ocupação de cargos públicos.

A professora universitária e investigadora na área das ciências sociais, Lina Coelho, a presidente da Naki - , Ascensão Cardoso, e a diretora-delegada Águas do Centro Litoral, Filipa Esperança, marcaram presença numa sessão que foi moderada pela diretora-adjunta do jornal Região de Leiria, Patrícia Duarte.

Esta iniciativa contou com a parceria da Associação Mulher Séc. XXI, do jornal Região de Leiria, do IPL/ESECS e da Escola Profissional de Leiria e realizou-se no âmbito do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.

O percurso da mulher portuguesa na vida pública, um exemplo de boas práticas na conciliação da vida profissional/vida pessoal e um testemunho sobre a igualdade de género na comunidade cigana foram alguns dos temas abordados.

Esta é uma questão transversal à sociedade, uma vez que a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres deve ser tratada de forma estruturada.