“Leiria Convida” Maria Teresa Horta à biblioteca

Nsmail 2   c pia 1 675 2500
26 Outubro 2015

Maria Teresa Horta é a próxima convidada do “Leiria Convida”, uma iniciativa da biblioteca municipal marcado por um ambiente de tertúlia e que oferece um “chá das cinco” servido pela Escola Profissional de Leiria.

A conversa informal com Maria Teresa Horta centra-se no percurso literário da convidada, mas também na vertente pública da sua intervenção cívica.

O “Leiria Convida” está marcado para as 17 horas do dia 31 de outubro na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

O último livro de Maria Teresa Horta, intitulado de “Meninas”, será um dos temas da conversa daquela que será a 4.ª sessão do “Leiria Convida”.

Natural de Lisboa, Maria Teresa Horta estudou na Faculdade de Letras de Lisboa, enveredando depois pela carreira jornalística.

Dirigiu o ABC Cine-Clube e fez parte do grupo Poesia 61. Colaborou em jornais e revistas (Diário de Lisboa, Diário de Notícias, Jornal de Letras e Artes, Hidra 1, entre outros) e foi chefe de redação da revista Mulheres.

Feminista, publicou, com Maria Velho da Costa e Isabel Barreno, as Novas Cartas Portuguesas (1971), cujo conteúdo levou as autoras a tribunal.

A sua obra encontra-se marcada por uma forte tendência de experimentação e exploração das potencialidades da linguagem, numa escrita impetuosa e frequentemente sensual.

Tem granjeado diversas distinções como o Prémio D. Dinis, o Prémio Máxima Vida Literária e o Prémio Consagração da Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores.