Morreu antigo presidente da Câmara de Leiria Afonso Lemos Proença

Am proenca 1 675 2500
06 Novembro 2015

A Assembleia Municipal dedicou um minuto de silêncio em honra do antigo presidente da Câmara de Leiria, Afonso Lemos Proença, que faleceu esta sexta-feira, dia 06 de novembro, aos 87 anos, vítima de doença prolongada.

O ex-autarca, que esteve à frente da Câmara nas décadas de 80 e de 90, durante quatro mandatos, eleito pelo CDS-PP, primeiro, e pelo PSD, depois, nasceu em Granjal, concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu, a 13 de Novembro em 1928.

Após a notícia do seu falecimento, partilhada pelo presidente da Assembleia Municipal, a maioria dos “grupos parlamentares fez questão de endereçar as condolências para a família e de salientar a “obra feita”, “a delicadeza de trato” e a sua procura por “soluções de consenso”.

O presidente da Câmara de Leiria sublinhou a proximidade que o ligava ao ex-autarca e a “sua importância para o desenvolvimento do concelho”, destacando, por exemplo, o seu contributo para a eletrificação do concelho e para o projeto do atual Instituto Politécnico de Leiria.

“Foi um visionário, é uma perda muito grande em termos pessoais” e será alvo de um voto de pesar na próxima reunião do executivo camarário, adiantou Raul Castro.

Já o presidente da Assembleia Municipal enalteceu o facto de Leiria lhe dever muito.

“Retenho-o como uma pessoa com a maior das capacidades para criar consensos e de concretizar obra em conjunto. Leiria deve-lhe muito e espero que com a sua morte a sua memorial seja reavivada”, concluiu José Manuel Silva.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, quadro superior dos serviços municipalizados, Lemos Proença foi o responsável técnico pela eletrificação do concelho de Leiria.