Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Município de Leiria debate orientação vocacional e profissional nas escolas

Profissional 1 675 2500
09 Novembro 2015

O Município de Leiria realiza nesta terça-feira, dia 10 de novembro, o II Fórum Orientação Vocacional e Profissional dedicado ao tema "Orientar para o Sucesso", na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, a partir das 17h30.

Dirigido a psicólogos escolares, diretores de turma e outros professores que assumem responsabilidades de chefia intermédia nas escolas, este encontro visa debater quando e como deve ser feita a orientação vocacional e profissional nas escolas, perspetivando a sua importância ao longo dos vários níveis de ensino e considerando que o processo de desenvolvimento de carreira se inicia numa fase precoce do percurso de vida dos alunos. Por outro lado, haverá também oportunidade de refletir acerca da importância do suporte parental neste domínio, particularmente ao nível do ensino secundário e da transição deste para o ensino superior/mercado de trabalho.

Neste fórum serão apresentadas quatro comunicações, proferidas pela professora e investigadora Paula Paixão, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e pelos investigadores Rute David e Pedro Cordeiro, mestres em Psicologia da Motivação e da Educação, respetivamente, pela mesma faculdade.

Anabela Graça, vereadora da Educação, presidirá aos trabalhos e adianta que este encontro se debruça sobre uma problemática de grande importância no contexto educativo, acerca da qual importa refletir e agir, no sentido de antecipar e melhorar a orientação vocacional e profissional das crianças e jovens, tendo como objetivo potenciar o seu desempenho ao longo do percurso escolar e profissional. "É importante reforçar o papel da escola ao nível da orientação e do aconselhamento dos alunos, sempre que possível de forma diferenciada. Pretende-se que as escolas apoiem os alunos desde a infância até ao final do ensino secundário, de modo a que consigam identificar os seus interesses e, na transição do 3.º ciclo para o ensino secundário e deste para o ensino superior, possam fazer a melhor escolha em termos do seu percurso formativo."

A participação é livre e sujeita a inscrição, a remeter aos Serviços da Divisão de Educação do Município de Leiria, através do email juventude.educacao@cm-leiria.pt

Programa

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete