Leiria recebe Vaivém do Oceanário

Vaiv m 1 675 2500
03 Fevereiro 2016

O Vaivém do Oceanário, um programa de educação ambiental do Oceanário de Lisboa, vai “estacionar” em Leiria de 15 a 21 de fevereiro, com uma campanha, em parceria com o Município, que visa alertar para a necessidade de alterar os comportamentos para com o meio ambiente e de proteger o património natural.

A acção desenrola-se numa carrinha estacionada no Largo do Papa, equipada com meios áudio, vídeo e quiosques interativos, onde professores, alunos e público são convidados a conhecerem as profissões relacionadas com os oceanos.

Segundo os promotores da iniciativa, trata-se de uma “oportunidade única para vestir a pele de diferentes profissionais do mar, como mergulhadores, biólogos, veterinários, investigadores polares e até advogados do mar” e conhecer as curiosidades e rotinas do seu trabalho.

As visitas estão planeadas em sessões de 50 minutos, com um educador marinho a bordo, nas quais será realizada a exploração do tema e atividades lúdico-pedagógicas.

Os educadores e os professores são grandes aliados do Oceanário na educação ambiental das crianças e dos jovens. “Em conjunto com o Vaivém Oceanário, e através de uma série de ações de acesso livre e gratuito, vamos consciencializar os mais novos para a necessidade urgente de mudarmos as nossas atitudes, com vista à conservação e sustentabilidade dos recursos”, prometem os promotores da acção.

De 15 a 19 de fevereiro, o projecto é direcionado para as escolas. No primeiro dia decorre entre as 14:30 e as 17:30 e nos seguintes das 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30. Dia 18, realiza-se, às 17:30, um workshop para professores e educadores.

Nos dias 20 e 21, o espaço está aberto a todo o público. No primeiro dia, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30, e no seguinte entre as 10:00 e as 13:00.