Enterro do Bacalhau volta ao Soutocico

Bacalhau 1 675 2500
15 Fevereiro 2016

Depois de quatro anos de molho, o bacalhau está pronto para o enterro no Soutocico, Arrabal, um evento cariz marcadamente pagão que se realiza dia 2 de Abril.

Além do “Enterro do Bacalhau”, com o tradicional cortejo às 21h00, o Clube Recreativo e Desportivo do Soutocico promove a quinta edição do Festival do Bacalhau, a partir das 17h00, sendo possível degustar diversas iguarias feitas com o fiel amigo.

O "Enterro do Bacalhau" é uma peça teatral que remonta a 1938, representada pela população do Soutocico e que conta com cerca de 300 figurantes, que se fazem passar por padres, freiras, bispo, sacristão, pescadores, varinas e músicos, num cortejo que inclui paragens em que são declamados o sermão Vida e Morte do Bacalhau, o sermão Testamento do Bacalhau e o sermão Exéquias do Bacalhau, com textos marcados pelo humor satírico.

Além dos sermões, é também da tradição a queima do Judas, após o enterro.

De cariz marcadamente pagão, este evento popular realiza-se de quatro em quatro anos, consistindo num protesto contra a proibição do consumo total de carne durante a Quaresma mas que abria uma excepção a todos os que comprassem a bula, um indulto apenas ao alcance dos mais abastados, pelo que o povo se socorria do bacalhau por ser mais barato.

O “Enterro do Bacalhau” chegou a ser proibido pelo regime de Salazar, mas foi reatado após a revolução de Abril de 1974.