Município apoia filarmónicas, grupos corais e ranchos e clubes do concelho

Filarmonicas 1 675 2500
16 Fevereiro 2016

O Município de Leiria vai apoiar 12 filarmónicas, cinco grupos corais, 18 ranchos folclóricos e 12 clubes do concelho com um montante global de 144.642 euros, atribuídos no âmbito das candidaturas ao PRO Leiria – Atribuição de Auxílios a Entidades Associativas.

Os montantes foram apurados no seguimento das candidaturas ao PRO Leiria para o ano de 2016, o regulamento de atribuição de auxílios do município, apresentadas pelas filarmónicas, corais, ranchos folclóricos e clubes do concelho, sendo justificados pelo relevante papel desempenhado na promoção e divulgação do património e identidade cultural e formação pela arte, na área da música, acrescentando ainda a disponibilidade em participar na programação cultural municipal, e da prática desportiva.

No caso das filarmónicas, o total atribuído é de 52.500 euros, distribuídos em tranches de 3.500,00 euros a cada filarmónica, bem uma verba suplementar, no valor de 1.000,00 euros, destinada à aquisição de instrumentos musicais e/ou de equipamentos de apoio.

São contempladas a Sociedade Artística Musical “20 de Julho” ‐ Santa Margarida do Arrabal, a Sociedade Filarmónica “Senhor dos Aflitos” do Soutocico, a Associação Filarmónica Bidoeirense, a Sociedade Filarmónica de São Cristóvão (Caranguejeira), a Sociedade Artística e Musical Cortesense (Cortes), a Sociedade Filarmónica Maceirense do Concelho de Leiria, Filarmónica de S. Tiago de Marrazes, a Sociedade Filarmónica Nossa Senhora da Piedade (Monte Redondo), a Sociedade Artística Musical dos Pousos, a Sociedade Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus e Maria (Chãs), a SAMB ‐ Sociedade Artística Musical da Bajouca, e a Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria – formação musical dos músicos.

No que diz respeito aos grupos corais, a verba total é de cinco mil euros, correspondendo 1.000,00 euros a cada grupo contemplado, um montante igual ao atribuído em 2015.

São contemplados o Grupo Coral da SAMP (Sociedade Artística e Musical dos Pousos), o Grupo Coral das Obras Sociais da CML (Obras Sociais da CML), o Grupo Coral do Arrabal, o Grupo Coral do Ateneu Desportivo de Leiria, e o Grupo Coral Adesba Chorus (Associação de Desenvolvimento e Bem‐Estar da Barreira).

Aos ranchos folclóricos o apoio global atinge 30.600 euros, correspondendo 1.200 euros aos grupos não federados e 1.800 aos grupos federados.

São contemplados o Rancho Folclórico do Freixial, Rancho Folclórico "Grupo Alegre e Unido" (Grupo Alegre e Unido ‐ Bajouca), Rancho Folclórico da Barreira (BARDEC ‐ Barreira Associação Recreio, Desporto e Cultura), Rancho Folclórico "As Tecedeiras" (Bidoeira de Cima), Rancho Típico da Boavista, Rancho Folclórico dos Soutos (Associação Cultural e Recreativa dos Soutos ‐ Caranguejeira), Rancho Folclórico do Vale da Rosa (Caranguejeira), Rancho Folclórico "Rosas do Liz" (Associação Artística e Cultural Rosas dos Liz ‐ Carreira), Rancho Folclórico do Coimbrão "Flores do Verde Pinho", Rancho Região de Leiria, Rancho Folclórico da Costa (Maceira), Rancho Folclórico Rosas da Alegria (Sismaria), Rancho Folclórico dos Parceiros (Grupo Desportivo e Recreativo de Parceiros), Rancho Folclórico Roda Viva ‐ Telheiro, Rancho Folclórico Juventude Amiga dos Conqueiros (Souto da Carpalhosa), Rancho Folclórico e Etnográfico do Souto da Carpalhosa, Rancho Folclórico Vale dos Lis (Associação Desportiva e Recreativa de Barreiros – Amor) e Rancho Folclórico de S. Guilherme ‐ Magueigia.

Associativismo desportivo

O Município de Leiria vai apoiar ainda 12 clubes que promovem a prática desportiva no concelho, com um total de 56.542,80 euros.

As verbas são atribuídas através de uma candidatura anual, que decorreu em outubro de 2015, no âmbito do Apoio ao Associativismo Desportivo – PRO Leiria 2016, o regulamento de atribuição de auxílios do município.

Os apoios, que variam em função do número de número de atletas e número de equipas envolvidos por cada candidatura, visam ajudar os clubes ao nível da gestão das instalações próprias, bem como no aluguer de outras infraestruturas desportivas necessárias ao desenvolvimento das suas atividades federadas.

Foram contemplados, na primeira fase, a Associação Desportiva e Recreativa dos Barreiros, Clube Recreativo e Desportivo Soutocico, Caliz ‐ Clube de Aeromodelismo do Liz, Centro Internacional de Ténis de Leiria, Clube de Atletismo da Barreira, Clube Orientação do Centro, Juventude Desportiva do Lis, Juventude Vidigalense, Centro Cultural e Recreativo Segodim, e Grupo Desportivo Monte Real. Recebem apoio pontual o Grupo Alegre e Unido (Bajouca) e a União de Ciclismo de Leiria.